quinta-feira, 30 de julho de 2009

    "História" ou "Estória"?...

    Desde que comecei a escrever "My Story", eu fiquei intrigado com uma coisa: a maneira certa de se escrever seria "História" ou "Estória"? Segue aí o que encontrei em minha rápida pesquisa:

    Quanto à forma brasileira:
    Estória é um neologismo proposto por um membro da Academia Brasileira de Letras em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional. Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa. O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, não figurando nos dicionários portugueses e brasileiros. Alguns dicionários da Língua Portuguesa classificam o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história.

    Quanto à forma inglesa:
    O termo story é usado para a descrição de uma sequência de eventos, ou seja, uma narrativa. Já o termo history, está relacionado ao estudo do passado.

    Deu pra entender?... Então daqui pra frente vou usar em português o termo história, embora o mesmo em inglês irá permanecer inalterado. Isso me tirou uma baita pulga detrás da orelha, hehe...

    Até a próxima...

    Fontes: pt.wikipedia.org e en.wikipedia.org.

    1 Comentários:

    Tácyla moreno disse...

    com certeza esclareceu as minhas duvidas