terça-feira, 13 de abril de 2010

    Tutorial: como inserir animações Flash em seus posts


    Desde muito tempo eu já tentei colocar arquivos no formato ".swf" nas minhas postagens. Acredito que alguns de vocês também já tenham tentado isso, embora provavelmente não tenham obtido sucesso. Não sou um detentor da informação, então pretendo ajudar uma pessoa ou duas com esse post...

    Ei, mas eu sei fazer isso! É só copiar o embed dos vídeos lá no YouTube... ^^

    É possível sim, adicionar animações em flash nos seus posts, e você já deve saber disso. Um exemplo são mesmo os vídeos do YouTube, que disponibilizam o embed, certo? Você copia lá no YouTube, cola no seu post e pronto, vídeo inserido!


    Mas e se você quiser inserir games em flash nas postagens? Ou animações produzidas por você mesmo? O Blogger não aceita o upload de arquivos no formato ".swf" e você já deve ter percebido isso, se tentou enviá-los através do editor de postagens... 

    Mas então, John, como é que eu faço isso?

    Fácil. Primeiramente, é necessário realizar o upload do arquivo desejado. A dica que eu dou é a seguinte: use o Google Sites para hospedar seus arquivos. Até pouco tempo atrás, não era possível o upload e visualização de sua animação em Flash no Google Sites, o que agora é feito facilmente. Eu não sei se essa é maneira mais fácil ou prática, mas é assim que estou fazendo.

    Tendo em mãos a animação no formato ".swf", crie um site qualquer no Google Sites (se já possui uma Conta Google, mais fácil ainda...). Feito isso, na página inicial do seu site, clique em "mais ações" e depois em "administrar site". Na barra lateral clique em "anexos". É aí que você realiza o upload de seus arquivos, bastando clicar em "fazer upload" e escolher o arquivo.


    Tudo certo até aqui?... Muito bem, então. Após enviar sua animação, é possível visualizá-la e, consequentemente, adquirir o link para tal.


    Puxa vida, que enrolação! E como eu coloco a animação no meu post, afinal?

    Lembra do assunto do embed? É mais ou menos isso, mas você terá que fazer algumas alterações por si próprio. O código que você terá que adicionar nos seus posts está em um arquivo ".txt" (bloco de notas), que pode ser baixado diretamente CLICANDO AQUI. (Não consegui inserir o código aqui no post, apenas como texto. Mas ainda tentarei resolver esse problema).

    As palavras em CAIXA ALTA são as partes do código que deverão ser alteradas. Nos campos "largura" e "altura" do objeto, basta indicar as medidas da sua animação colocando números entre as aspas (lembrando que a unidade de medida são os pixels). E no campo "URL da Animação", coloque o link do seu arquivo, que é obtido clicando em "visualizar" na página anexos do seu site. Esse código, depois que você fizer essas alterações, deve ser colado na sua postagem.

    Pronto! Se você fez tudo certo, sua animação estará incorporada ao post, quando publicá-lo.

    Resumindo: você pode incorporar qualquer animação em Flash em suas postagens, utilizando o tal código. Tudo o que precisa, é ter o link de onde a animação está hospedada.

    Você também pode utilizar o código para inserir essas animações na barra lateral do seu blog. O processo é parecido: faça o upload de sua animação. Depois adicione um gadget "HTML/JavaScript" em sua sidebar. No conteúdo coloque o código que eu citei acima e faça as alterações necessárias, quanto às dimensões.


    Peço apenas que você preste atenção quanto as medidas do filme, para que fique bem ajustado, sem exceder o espaço disponível, tanto no corpo de seu post como também nas barras de gadgets. E tome cuidado com o "peso" de sua animação, somente para que sua página não demore demais para carregar. Talvez isso irrite um pouco alguns de seus leitores...

    Acho que é isso... Qualquer dúvida, deixe um comentário.

    5 Comentários:

    Nato disse...

    Muito util essa informação
    mermo!!!

    Eduardo Rolim disse...

    Boa! Excelente post!

    Telma Lenita Zen disse...

    Aiiiii... Tentei 10000 de vezes e não consigo. O link do arquivo é: http://www.4shared.com/video/CCgMJr_s/alphabet_song.html.
    Copiei o código, mas não aparece no blog.
    Você poderia me ajudar???
    Obrigada

    Regina Resende disse...

    Vi bilhares de sites tentando ensinar....mas cara...o seu foi o unico que deu certo! Valeu por compartilhar!

    Blackthorne disse...

    < /embed>