terça-feira, 1 de maio de 2012

    nJoy - Usando seu Android como joystick no PC!

    Este post foi originalmente redigido para o #tocadoelfo!

    Olá, pessoal. Voltei! E daí, né? Sei que esse não é bem o estilo de post aqui do blog, mas acho que é bem útil. E na condição de bom gamer e fã de Android, não podia deixar de compartilhar isso com toda a humanidade vocês, leitores!

    Quem aqui já tentou usar o smartphone para jogar no PC através de uma rede sem fio, deve saber bem como é angustiante achar um aplicativo que cumpra bem o seu papel. E eis que há alguns dias quase vomitei um arco-íris, de tão emocionado que fiquei quando testei o nJoy. Ele funciona tanto como controle para jogos, como oferece diversas ferramentas e atalhos para utilizar o Windows... Vamos ver como é?

    AVISO LEGAL: No post é citada uma forma ilegal de instalar o aplicativo. Se gosta de viver perigosamente e sem medo de sofrer as consequências, siga em frente! Este blog, e seus autores, não toleram ou aprovam o uso ilegal das informações contidas neste tutorial, de qualquer forma que isso se processe. Não nos responsabilizamos por qualquer uso indevido deste material. (Ah, vá!...)

    Instalação

    Todas (ou quase) as funcionalidades do aplicativo serão listadas abaixo. Vamos primeiro ver como instalá-lo no seu Android! Existem algumas maneiras diferentes de instalar o aplicativo:

     - Você pode buscar no Google Play pela versão Lite do nJoy. Eu não a testei, então não sei até onde vão as suas limitações! Faça isso por conta própria...

    - Ainda no Google Play, busque pela versão Full do nJoy e compre. Custa apenas R$ 1,88.

    - Essa é a forma como eu - brasileiro e sem dinheiro (olha o pleonasmo!) - consegui colocar a versão Full pra rodar no meu Galaxy Mini! Primeiro faça o Root no seu smartphone, da maneira que achar melhor. Depois instale o aplicativo Lucky Patcher. Procure por um arquivo ".apk" (pacote de instalação para Android) do nJoy, em uma versão mais recente, por exemplo a v1.3.2 e instale. Use o Lucky Patcher para retirar a verificação de licença. Pronto! nJoy rodando de graça no seu Android. :)

    Como fazer funcionar

    Concluindo a instalação do aplicativo no seu Android, você precisa instalar o "cliente" do nJoy no PC em que vai utilizá-lo. Isso você pode baixar diretamente no site do desenvolvedor, sem nenhuma consequência. :)


    Instale e abra o nJoy no seu PC. Ele ira mostrar uma tela com um IP. Habilite o wi-fi no celular, conecte na mesma rede do PC (sério?...) e abra o nJoy. Clique em "Auto Connect" ou em "Add new computer" e entre com IP fornecido pelo cliente. Pronto! Para facilitar, o nJoy pode ser iniciado automaticamente no Windows, assim que o PC é ligado. Então é só abrir o aplicativo no celular, conetar e começar a usar.

    Funcionalidades no Windows

    Os atalhos e funcionalidades do nJoy no Windows me surpreenderam. Assim que conectado ao PC, o aplicativo no celular exibe uma interface simples, que funciona como um mousepad, com direito até a rolamento de tela no estilo do Mac: arrastando dois dedos para baixo ou para cima. :)

    Na guia "Windows Commands" é possível encontrar várias coisas úteis. Como as opções de entrada de texto, atalhos para fechar/maximizar/minimizar janelas, abrir pastas do sistema (Meu Computador e Meus Documentos) e utilitários, como o navegador de internet, MSN, Media Player, Paint etc... Além de exibir controles para o player de música, com botões de play/pause, avançar e retroceder. Também é possível alternar entre os programas abertos sem esforço.


    nJoy como controle em qualquer game! \o/

    Isso sim foi o que mais me deixou satisfeito no aplicativo. Ele oferece ótimos recursos quando o assunto são os games. Usando o botão de Menu do seu Android, pode-se ver a opção "Game". Selecione ela e seu smartphone automaticamente se transforma em um joystick sem fio!

    A princípio, aparecem um controle com as "setinhas" e mais quatro botões, além dos botões "Start" e "Select". Que pode ser alternado para um controle com dois botões a mais!


    Agora a minha opção preferida: novamente pressionando o botão de Menu do Android, aparece a opção "Mousepad". Isso faz com que outro modelo de controle apareça: com as setinhas, botões Start e Select, mais quatro botões, além de um círculo entre os tais botões. O círculo serve para controlar o mouse! Isso é perfeito se o seu dispositivo móvel tem suporte a multitouch. Assim pode facilmente jogar um game estilo FPS. O que nem sempre é possível usando um controle normal.

    Pelo menos no meu celular (Galaxy Mini), que não possui um multitouch muito bom, a precisão não foi das melhores ao usar as setinhas e o "mouse" ao mesmo tempo. Mas ganhei com o placar de 6x4 em uma melhor de 10 contra um bot no Counter Strike... xD

    É possível usar também o acelerômetro como controle. Eu estava esperançoso em conseguir jogar Need for Speed Most Wanted segurando o celular como um volante. Infelizmente não consegui controlar muito bem. Não sei se por causa de algum bug ou se calibrei o sensor de forma errada. Bom, teste você mesmo... O que consegui fazer perfeitamente foi configurar o controle para recarregar a arma em jogos de tiro, por exemplo, chacoalhando o celular; e alternar entre os modos visão (como o zoom quando se usa um rifle na maioria desses jogos) inclinando o celular para frente.

    Configuração dos controles

    Aqui temos mais um ponto fortíssimo do nJoy! Falamos até agora da interface no celular. Agora vem o que você precisa saber sobre o cliente que instalou no PC... Assim que o celular é conectado, a tela com IP (que vimos lá em cima) dá lugar a um painel onde é possível editar os controles.



    O legal é que você pode criar um (ou mais) controle(s) para cada game que tiver na sua máquina. Ao fazer isso, você pode "linkar" o controle que está editando, com o arquivo executável do game. Assim, sempre que abrir o tal game, os controles serão automaticamente carregados e configurados. Além disso, depois de criar os controles e linká-los aos respectivos arquivos executáveis do PC, é possível rodar eles direto do celular, usando a opção "Launch Game". Você senta a alguns metros do computador e não se levanta do sofá em momento algum. Isso é genial! xD

    Conclusão

    O nJoy nunca vai ser capaz de substituir em 100% um controle físico ou a dupla teclado/mouse. Mas a quantidade de opções que ele oferece e a facilidade em configurar e usar deixam pouca coisa a desejar. Se você é como eu e sempre quis um aplicativo desse tipo, nJoy é o melhor e mais completo que já vi. Vale a pena testar!

    4 Comentários:

    himeko disse...

    se tivesse botão de curtir eu tinha curtido hauahua amei poste
    Tácyla

    Eduardo Rolim disse...

    Muito bom o post mesmo! Gostei e inclusive vou usar pra jogar meus jogos emulados hehehe

    jonatasbermudes disse...

    Obrigado, Tácyla! :D

    E Eduardo, eu usei o nJoy pra jogar Metal Slug X no emulador de PSone com minha esposa. Ela no controle normal e eu no meu celular... xD

    Wanderley Elian Lima disse...

    Você bem que podia ser normal. kkkkkkkk
    Bjux