quarta-feira, 27 de março de 2013

    [Review] Ultrabook CCE F7

    Bom, antes de mais nada, devo esclarecer que este não é mais um daqueles posts patrocinados sobre os Ultrabooks da CCE que vimos em vários blogs de tecnologia há algum tempo. Apostei todas as minhas fichas na CCE, recém adquirida pela Lenovo, e fiz a minha encomenda. Estou usando o F7 há mais de três meses e vou tentar neste post detalhar como está ele está se saindo.


    Alguns esclarecimentos

    Antes de começar o review, preciso esclarecer uma coisa importante: o Ultrabook CCE F7 vem configurado de fábrica para utilizar a tecnologia da Intel para boot rápido, ou seja, ele utiliza um SSD como se fosse um cache para os arquivos mais importantes, fazendo com que os arquivos mais usados sejam acessados mais rapidamente, aumentando o desempenho do sistema.

    PORÉM, o meu produto apresentava muita instabilidade: alguns jogos e programas não instalavam, programas travavam com os mais diversos erros, o USB não reconhecia alguns dos meus dispositivos e o tal "boot rápido" não era visível pra mim. Enfim, fiquei com medo de ter que mandá-lo pra assistência com menos de dois dias de uso...

    Por conta própria, formatei o F7 do zero. Mas ao invés de usar o SSD como cache, desativei o RAID da placa-mãe e usei o tal SSD para instalar nele próprio o sistema operacional (Windows 7 Ultimate x86). Baixei os drivers no site da CCE e pronto! Ficou um bilhão de vezes melhor do que antes. O boot demora menos de 15 segundos e sair do modo de suspensão leva menos de 2 segundos! O HD ficou apenas para instalar jogos, programas pesados e pouco usados, guardar músicas, filmes, etc...

    Então o desempenho aqui descrito valerá para o MEU Ultrabook, sem a utilização do SSD como cache, mas sim, como disco primário para o sistema operacional. Agora que já enrolei demais, vamos para o que interessa. (Tenho a impressão de que esse post vai ficar loooongo... Kkk)




    Principais Componentes Internos

    Não abri meu F7, mas segundo o programa CPU-Z, ele conta com placa mãe e chipset Intel, e um processador Core i7 3517U de 3ª geração (Ivy Bridge), com 4 MB de cache, rodando a 1,9 GHz (e podendo chegar a até 2,4 GHz, com Turbo Boost!). O modelo ainda é contemplado com uma GPU Intel HD Graphics 4000, o que garante uma excelente performance em jogos.


    O F7 conta ainda com memória RAM de 4 GB DDR3. Ela pode ser expandida para 8 GB, mas é necessária a substituição do pente de memória. O HD, da marca Hitachi, funciona a 5400 rpm e disponibiliza quase 500 GB para armazenamento. Temos ainda um SSD, da Adata, de 32 GB.

    Li no INFOlab que ele tem duas baterias conectadas em paralelo (que na minha opinião demora um pouco pra carregar) e nos dá uma autonomia de quase 5 horas com uso leve, sem jogatina, alto brilho da tela ou uso frequente do wi-fi. É aceitável, se comparada a um notebook normal, mas deixa a desejar, se comparado a alguns outros Ultrabooks.



    Conexões

    O F7 possui duas portas USB 3.0, saída HDMI, entrada para fones de ouvido, e leitor de cartões SD. Dois diferenciais desse Ultrabook são a entrada Ethernet e o gravador de DVD, detalhes que não estão presentes em muitas máquinas de outras fabricantes. Claro que não pode faltar uma placa da rede sem fio, que suporta os padrões IEEE 802.11 b/g/n.

    Existem dois pontos importantes a serem considerados. Primeiro, que o F7 não possui Bluetooth. E, segundo, que o desempenho do wi-fi deixa a desejar. Quando se está perto do roteador, tudo funciona bem, o que não ocorre quando você está mais distante.





    Tela e Áudio

    A tela de LED é fosca e possui 14 polegadas. A resolução é de 1366x768 pixels. Achei apenas o brilho da tela um pouco fraco, mas nada que atrapalhe. O som dos alto falantes também não é dos melhores, mas, pelo menos pra mim, não faz muita diferença. Nada que um bom fone de ouvido resolva...

    Teclado e Mousepad

    Para nossa alegria, o teclado tem padrão ABNT-2 e é bastante confortável pra digitar, com teclas estilo "chiclete". O que incomoda um pouco é o tamanho das teclas Shift, que poderiam ser maiores. A tecla Espaço também não responde muito bem se for pressionada muito nas beiradas... São coisas que deixam de incomodar com algum tempo de uso, mas que podem tirar a paciência dos usuários mais exigentes.


    O mousepad, que não tem botões visíveis (eles ficam embaixo da superfície lisa), é um grande ponto fraco do Ultrabook da CCE. Embora seja multitouch, é bastante impreciso e desconfortável pra usar. Providencie um mouse ou vai passar raiva. :)

    Acabamento e Dimensões

    Sem dúvidas o design do F7 é bem atraente. Eu diria que quem me vê usando ele de longe, pensa que é um Macbook Air... xD Aliás, a maior parte das reclamações que leio na internet são quanto às semelhanças com o fininho da Apple. Mas até onde eu sei, a CCE não levou nenhum processo. Então, vamos continuar...

    O F7 é bem sólido e condensado, pesando 1,9 kg. Possui 35 cm de largura, 24 cm de profundidade e apenas 2 cm de espessura. Nada mal pra quem não gosta de notebooks pesados ou grandes demais.


    A carcaça é toda em alumínio. A textura, embora seja meio "fosca", é lisa e nem um pouco antiderrapante! Se a empresa caprichou no conteúdo no seu primeiro Ultrabook, deixou a desejar no acabamento geral. Tá, eu disse que ele é atraente. Mas passa longe disso, se você é um cara muito perfectionista... xD O encaixe entre a tela e a base é de plástico, assim como a bandeja de DVD, o que dá uma sensação de fragilidade em alguns momentos.


    Outra coisa que me incomodou no começo foi um arranhão na parte de baixo e uma pequena área da borda da tela que estava descolada! ¬¬ Tinha que ficar empurrando com o dedo, pra colar de novo... Mas nem reparo mais nisso. Tem muito mais coisas boas nele do que "mal acabadas" pra aproveitar, como por exemplo seu ótimo desempenho.

    Desempenho Geral

    Com as configurações de hardware que descrevi lá em cima, nem preciso dizer que tudo flui perfeitamente bem na área de trabalho... Até agora, usei sem problemas os aplicativos que mais preciso, como Photoshop, Corel Draw, Flash, NetBeans e outros. As telas carregam rápido e não tive problemas de travamento.

    Ultimamente tenho testado alguns programas para criação e edição de modelos 3D e games, como Blender, Unity, Cry Engine 3 e UDK. Posso dizer que foi agradável usar esses programas. Nenhum deles apresentou travamentos ou comportamentos inesperados. :)

    Desempenho em Games

    Este é um quesito que muitos levam em consideração na hora de comprar uma máquina nova. Devo dizer que eu estava meio receoso sobre a capacidade real do bichinho. Novamente me surpreendi. Não que eu vá conseguir rodar Crysis 3 com tudo no talo, mas consegui jogar pela primeira vez vários títulos que eram impossíveis de rodar na minha máquina antiga...

    Não tenho muitos games recentes, mas só para dar a vocês uma ideia do que ele é capaz:

    - Dead Space 1, 2 e 3 rodam com tudo (menos redução de serrilhados), no máximo.
    - Need for Speed Most Wanted (da Criterion Games) roda no médio.
    - Tomb Raider (2013) roda liso com configurações que variam entre Médio e Alto (novamente sem filtro de redução de serrilhado).
    - Devil May Cry (2013) também roda com todas as configurações no máximo.

    A ideia é que nos próximos dias (ou semanas...) eu escreva um post especial apenas para falar sobre o desempenho em games. Detalharei mais como cada jogo que tenho se comporta. E também postarei prints de como ficam os gráficos na minha tela... :)

    Espero ter sido claro. E qualquer dúvida, comentem!

    Conteúdo e fotos são de minha autoria. Reprodução permitida, desde que citadas as fontes. :)

    185 Comentários:

    Unknown disse...

    Olá John, parabéns pela iniciativa. Temos pouca informação sobre este excelente ultrabook (inclusive estou digitando nele agora).
    Comprei há cerca de três semanas e não me arrependo. Fiquei com receio pela marca e por ter apenas 2 USB, mas todos os outros motivos que vc listou compensam. Não tenho medo de afirmar que hoje ele é o melhor custo-benefício da praça.
    Também vale a pena dizer que não possui bluetooth, mas pode se resolver com um adaptador.
    Uma questão que fiquei desapontado foi a recepção do wi-fi. Quando estou perto do roteador a internet funciona no talo, mas é só afastar alguns metros até meu quarto que apesar das barrinhas estarem cheias, não pega nada o note de minha esposa, um asus, funciona normalmente no quarto). Resolvi o problema com um adaptador wi-fi que tinha em casa e pluguei na porta USB. Estou adquirindo uma antena nova de 18dbi para ver se a recepção melhora.
    Queria saber como você fez em para instalar o SO no SDD. O meu veio com o windows 8. Será que dá para fazer isso também?
    Mais uma vez parabéns e tenho certeza que seu review irá resolver as dúvidas de muitos que pensam em adquirir esta máquina.
    Abç, Hedley

    Eduardo Esteves (Fulgor) disse...

    Muito boa a iniciativa eu comprei o meu e estou na expectativa de chegar(02/04/2013) espero não me arrepender a galera bota muito medo em cima da CCE, apesar q nunca tive problemas com MONITORES dessa marca. Faça os posts sobre o desempenho em jogos. No aguardo.

    Unknown disse...

    Olá, comprei um e o acabamento me decepcionou. Ele veio até meio torno, teclas meio mau colocadas etc. O pior é a WIFI, MUITO ruim. Estou devolvendo na expectativa de que seja um problema pontual, mas pelo que vejo neste e em outros posts, não é. Tentei trocando drivers mas sem sucesso.

    Unknown disse...

    Olá John, realmente o wi-fi é bem deficiente. Consegui resolver o problema com a antena de 18 dbi o que prova a baixa recepção da antena original. Quanto à forma de instalar o sistema operacional no SSD, você pode dar uma ajuda? Grato.

    jonatasbermudes disse...

    Eduardo Esteves, pois é. Também estava com receio por causa da marca. Mas se você reparar, os principais componentes são Intel. Isso que me tranquilizou um pouco. E como o Hedley disse, também considero como um ótimo custo-benefício. Vide o preço de ultrabooks de outras marcas com as mesmas configurações...

    Eduardo Back, realmente não gostei muito do acabamento, mas não me incomodei tanto a ponto de devolver o produto... Mas boa sorte. :)

    Hedley Oliveira, atualizei o post. Realmente o wi-fi é ruim. Esqueci de mencionar, quando escrevi a análise... :)

    jonatasbermudes disse...

    Hedley, o meu ultrabook é do "primeiro lote", que veio com Windows 7. Mas o procedimento pra instalar o sistema operacional no SSD deve ser ser o mesmo.

    O problema é que vai ter que usar um CD de instalação desses "genéricos" (vide PIRATAS) do Windows. Pois o CD original (que pode ser solicitado telefonando pra CCE), deixa a máquina como se viesse de fábrica. Nem tentei usá-lo, depois que percebi isso, no começo da instalação. Não queria perder todos os jogos que já havia instalado nele... xD

    Particularmente, eu ainda nem tive um CD do Windows 8 em mãos, então não sei nem como é o processo de formatação. :P

    Não sei se você tem experiência em formatação. Mas enfim, tudo que fiz foi desativar o RAID nas configurações da BIOS. Depois disso instalei normalmente o Windows 7 no SSD, já que na tela onde você gerencia as partições, o SSD é reconhecido como se fosse um HD comum. Sem mistérios. Então deixei o HD como uma partição única, para instalar jogos e guardar meus arquivos.

    Os drivers do F7 podem (e devem) ser baixados no site da CCE. Também é bom procurar por versões mais recentes dos drivers no site da Intel, principalmente os da "placa de vídeo", a HD Graphics 4000...

    Qualquer coisa, me adiciona no Google Talk (jonatasbermudes@gmail.com), no Twitter (@Jo_Ohn_), no Facebook (Jonatas Bermudes) ou no Skype (jonatas.bermudes).

    Tâmo junto! xD

    Anônimo disse...

    meus parabens pelo post. sou totalmente leigo em informatica, e nao to conseguindo desabilitar a RAID na BIOS, de o passo a passo por favor, com todos os detalhes obrigado.

    Unknown disse...

    Prezado John, muito grato pela resposta. Tenho um conhecimento razoável em informática, já formatei vários desktop e notebook. Você pode dar uma olhada nesse site aqui:
    http://www.tecmundo.com.br/manutencao-de-pcs/37036-como-instalar-um-ssd-video-.htm
    Foi dessa forma que você desabilitou a RAID? Alterando o SATA MODE para AHCI? Vi que na BIOS do F7 tem esta opção. Abraço

    Eduardo Esteves (Fulgor) disse...

    Voltei. Meu Ultrabook chegou, não veio com nenhum problema físico, arranhão ou peça solta, mas realmente algumas coisas deixaram a desejar. O som, TouchPad foram o que mais me incomodaram, mas já substitui por um mouse e fones de ouvido. Agora a minha dúvida, esse é meu primeiro Ultrabook/Notebook, ou qualquer coisa "book", sempre usei Desktop minha vida inteira. Mas a bateria deles nunca duram mesmo?

    Sobre o desempenho, rodei Assassin'a Creed Brotherwood, Diablo 3 e LoL sussa nele, nunca sem o carregador, e foi bem positivo tudo. Apesar que meu foco são trabalhos da faculdade.

    Até mais!

    jonatasbermudes disse...

    Anônimo, sobre desativar o RAID, você tem que entrar no Setup da máquina, pressionando "F2" na tela preta, na hora em que for ligar. Na aba "Advanced", vá até "Interface Combination", tecle Enter e selecione "IDE". Feito isso, aperte "F10" para salvar e sair. A PARTIR DAÍ, VOCÊ DEVE REALIZAR TODO O PROCEDIMENTO DE FORMATAÇÃO CORRETAMENTE. Se você é leigo, como disse, recomendo pedir ajuda a alguém com mais experiência. :)

    Hedley. Bom, eu verifiquei essa questão do RAID aqui no meu ultrabook. Ele está configurado como IDE e não como AHCI! Eu mudei para AHCI e pra minha surpresa começou a aparecer a Tela Azul na hora de iniciar o Windows. Voltei para IDE e tudo voltou ao normal... E o porquê disso acontecer, eu não sei explicar. E devo lembrar que não é necessário instalar o driver/programa da Intel responsável por gerenciar o "cache", já que o SSD não será mais utilizado pra isso, caso formatar sua máquina.

    Eduardo, que bom que seu produto veio em perfeito estado. :D E realmente não tenho nada a reclamar do desempenho dele. A Intel HD Graphics 4000 não tem o mesmo desempenho que uma placa de vídeo top, mas dá conta do recado, hehe. E se começar a ter problemas com desempenho ou instabilidade do sistema, não hesite em formatar como eu fiz...

    Anônimo disse...

    oh cara valeu demais muito bom suas explicações, continue com o seu trabalho muito bom. boa sorte

    Unknown disse...

    John, valeu pela explicação. Vou tentar aqui com o Win 8 se der certo, posto o resutado. Abraço

    Anônimo disse...

    Excelente post. Tirou muitas dúvidas que eu tinha desse ultrabook. Estava pensando em comprá-lo mas estava cético em relação a marca CCE. Agora estou no 50/50 prá comprar!

    Unknown disse...

    John, o procedimento de formatar com o flashdrive de recuperação criado pelo CCE F7 com o windows 8 e instalar o SO no SSD não funcionou. Tenho um DVD original FULL do Win 7 Home Premium que comprei para um antigo notebook meu. Vou instalar ele no SSD do F7 já que o Win 8 para mim nem fede nem cheira. Vi que alguns usuários tiveram problemas com o driver do wireless para Win 7 disponibilizado na página da CCE. O seu funciona normalmente? Qual driver para wifi vc utilizou? Abraço.

    Unknown disse...

    Prezados, comprei um mas estou tentando devolvê-lo, wifi muito ruim, soltou uma tecla e tá impossível recolocar, já tentei de tudo. O cabo de energia não encaixa direito, como fica meio solto, logo dará problemas e a garantia dirá que foi mau uso. Tentei instalar Win7, mas não consegui boot nem com dvd original, com pendrive também, mesmo excluido RAID, usando IDE, AHCI. É como se o DVD ou Pendrive não tivesse boot, mas testo em outros computadores e funciona normal. Infelizmente, estou muito insatisfeito. Boa sorte pra quem já comprou.

    jonatasbermudes disse...

    Hedley, eu também não faço questão de colocar Windows 8 na máquina... E eu baixei o driver do wireless na própria página da CCE Info. Funcionou normalmente. O único problema mesmo é o wifi já ser ruim (fraco) mesmo quando está funcionando... :P

    Marcus Henrique, pois é. Dizem que comprar produtos da CCE é questão de sorte. Tem muitas pessoas que falam mal, como também tem muitas pessoas que falam bem. Por enquanto, posso dizer que sou um cara de sorte e não me arrependo de ter comprado o F7. O acabamento dele realmente não é dos melhores, mas o desempenho e usabilidade são os pontos que eu mais considero nele. Uma pena você estar tendo esses problemas. :/

    Anônimo disse...

    Gostaria de saber se a logo win atraz da tela acende e se este ultrabook roda autocad, sketcup se nenhum travamento.Obrigado

    jonatasbermudes disse...

    Olá, Anônimo... A logo na tampa NÃO acende. É um Ultrabook bem discreto.

    Não utilizo Autocad nem SketchUp, mas creio que rode perfeitamente, visto que citei no post alguns programas bem pesados que costumo usar. E com eles não tive nenhum travamento. :)

    Anônimo disse...

    Olá Jonatas , Parabéns pelo Review muito bem escrito .

    Quando comprei o F7 notei que o barulho do hd é mais alto que o normal , quando estou em silencio escuto ele nitidamente . Em, testes que fiz apresenta resultados que está tudo normal . O seu tambem faz esse barulho excessivo quando ele está trabalhando ?

    Obrigado abraço .

    Antonio Babireski Junior

    jonatasbermudes disse...

    Antonio, obrigado pelo comentário.

    Bom, todo HD faz alguns ruídos, mas eu não tenho percebido o exagero deles no F7. Eu o considero até como bem silencioso. O único ruído que me incomoda um pouco é o do cooler, quando eu abuso um pouco mais do processador... Mesmo assim, é mais silencioso que meu outro notebook, da Samsung.

    Ricardo C. Santos disse...

    E aí Jonatas,tudo bem?
    Formatei o de um cliente que estava com Windows 8,colocando o 7.Não consegui fazer o wireless funcionar de jeito nenhum!!
    Quando eu habilito o adaptador no fn+F3 demora um tempo pra ligar o led do wireless mas mesmo assim não identifica nenhuma rede...
    O nome do adaptador está assim:
    Realtek RTL8192CE Wireless LAN 802.11n PCI-E NIC(TEST)

    Esse TEST que estou achando estranho...
    Tens alguma dica?

    frank disse...

    Bem estou com problemas ao tentar formatar o HD do F7, ele não inicializa o boot com discos não-originais, mais quando coloco a copia original do windows 8 ele dar o boot e entra na tela de instalação, mais quando ele tenta inicializar a instalação do sistema uma mensagem aparece "a chave do produto digitada não corresponde a nenhuma imagem do windows disponivel para instalação.digite a chave uma chave do produto diferente.", alguem me da uma força ai please....

    wellington cedro disse...

    estou com o mesmo problema do Ricardo Santos, ou seja, não consigo conectar a rede sem fio. o ultrabook esta com o windows 8. até tentei baixar os drivers novos da realtek mas depois da instalação o adaptador não funcionou e reverti a atualização.

    Leo Souza disse...

    F7: vale a pena comprar ou não? Responderei. Bom, fiz uma boa pesquisa antes de comprar o meu F7, melhor custo benefício do mercado, sem dúvidas. Mas CCE??? Pensei. Bom, mas os "testes cegos" na campanha de MKT com o ultrabook X e, principalmente, os ítens Intel me animaram. E cheguei a conclusão, a CCE não vai se queimar tanto assim depois de todo o desgaste de sua marca. Comprei há 15 dias! Recebi em 3 dias!

    Analisando geral: Designer: legal; Acabamento: legal (pelo menos veio tudo no lugar); Desempenho: bom; Toutchpad: grande, porém, impreciso e não tão "touch" assim (já comecei a ficar desanimado); Boot: não é tão rápido como afirmam; Wifi: aí o bicho pegou... Horrível, não funciona, mesmo com instalação de drivers diretos da CCE, formatação, troca de W7 p W8... basta vc se afastar 2 metros do roteador, nenhuma rede é encontrada. E se vc consegue conectar, não se anime, será por poucos minutos.

    Resumindo, se vc quiser um ultrabook sem internet (pq vc num vai viver com um cabo conectado ao seu ultrabook) e um touthpad q não funciona?! Então compre um F7. Aproveitem e comprem o meu! (menos de 15 dias de uso).

    Conclusão: CCE - passou o tempo e nem eles aprenderam e nem eu: "Comecei Comprando o meu ultrabook Errado (CCE)".

    jonatasbermudes disse...

    Desculpa a demora, pessoal. Seguem as respostas aos comentários de vocês... :)

    Ricardo Santos, no meu F7 esse "TEST" não aparece. Infelizmente não tenho dicas pra te dar. O meu ultrabook é da primeira leva, logo que lançou. Talvez a CCE resolveu mudar alguma coisa e não deu muito certo. Todas as reclamações de que o wi-fi não funciona são da série nova, que vem com Windows 8... O meu funciona quase perfeitamente, desde que fique a um raio de 10 metros do meu roteador...

    Frankerlisson, infelizmente ainda nem usei o Windows 8, muito menos tentei instalar. Então não me deparei com esse erro. Mas não tive problemas ao tentar usar DVDs piratas do Windows 7...

    Wellington, digo pra você o mesmo que disse para o Ricardo. Creio que seja problema da nova leva de ultrabooks...

    Leo Souza, valeu por compartilhar a sua opinião. Desde o começo eu vi que o touch dele era realmente ruim. E o wi-fi não é perfeito, mas não tem me dado dor de cabeça, como tenho visto com compradores recentes. Comprei o meu em dezembro. Utilizo todos os dias e estou satisfeito. Uma pena você ter tido esses problemas. :/

    Anônimo disse...

    o wireless é uma merda! achei que fosse só o meu mas não é! alguem achou alguma solução????

    Unknown disse...

    Peço permissão ao John para postar minha atual experiênica com o CCE F7. Como havia falado tentei instalar o Win 8 no SSD pelo pendrive de recuperação , mas não obtive sucesso. Após isso tentei reverter a instalação do Win 8 para o HD e usar o SSD para acelerar o notebook como acontece originalmente, mas ficou dando mensagem de erro, mesmo mudando as opões no setup para RAID e AHCI. Finalmente, após tantos problemas resolvi instalar o Win 7 (tenho um DVD original 32 bits e 64 bits) aí ferrou de vez. O ultrabook recusava qualquer login e não dava prosseguimento em nenhuma instalação. Pus o setup na configuração de fábrica, mas mesmo assim nada. Hoje pela manhã acionei o CCE Resolve e fui prontamente atendido (o F7 está na garantia pois comprei em março de 2013), recebi o código dos correios para logística reversa (gretuito) e estarei postando amanhã para a fábrica com finalidade de retornar à configurção original. Me deram um prazo de devolução do ultrabook de 10 dias úteis. Até agora o pós-venda está funcionando muito bem. Vou manter o pessoal atualizado quanto à eficiência da CCE.

    Anônimo disse...

    Alguém não teve problemas com o Wireless ?

    Anônimo disse...

    Estou com o mesmo problema do Ricardo C. Santos! Não consigo de forma alguma colocar o wifi pra funcionar depois de instalar o Windows 8 PRO. Já baixei inúmeros drivers e nada, o único que chegou a instalar foi o Realtek RTL8192CE Wireless LAN 802.11n PCI-E NIC(TEST), mas NUNCA localiza nenhuma rede disponível. Coloquei ao lado do meu roteador e nada. Alguém tem alguma luz no fim do túnel?
    Obrigado.

    jonatasbermudes disse...

    Olá de novo Herdley! Comente o quanto quiser! ;D

    Quando eu formatei eu até tentei instalar o SO no HD e usar o SSD novamente apenas para ganho de performance. Mas não dava certo, porque o procedimento era diferente do normal. Segundo outros tutoriais, era criado uma partição de sistema no SSD, mesmo que ele não fosse utilizado pelo SO. ¬¬ E isso atrapalhava a instalação do Windows 7. Por isso que resolvi zerar tudo e instalar o SO no próprio SSD...

    Sobre usar DVD original para formatar, eu não posso dizer nada, pois não tenho esse privilégio... Kkkk. Mas com discos genéricos, não tive nenhum problema.

    Espero que resolvam o seu problema. Continue nos reportando.

    Fernando Vasconcelos disse...

    Poxa vida, também estou com o mesmo problema do Ricardo C. Santos. Formatei o meu e instalei o windows 8 PRO, porém não consigo de forma alguma colocar pra funcionar o Wifi. Já testei vários drivers e nada, apenas um instalou, que é esse que tem (TEST) no final, e não reconhece nenhuma rede disponível. Será que alguém aí tem uma luz no fim do túnel ou vou ter que morrer mesmo no Windows 7?
    Obrigado.

    Claudio disse...

    comprei um f7 e em testei já formatei, deu trabalho no setup mas intalei o windows 7 64 bits. Só que WIFI não funcionava nem a pau, fiz a instalação de varios drives e nada até achar um que deu certo, e postei ele no mega segue url. https://mega.co.nz/#!MNl2zZKK!cVZEagsZNM5jrKjdpuqEliCoQbA3Rat2KursgYrpklk

    Claudio disse...

    Tem que desabilitar a proteção contra boot no setup ai aceita qualquel DVD.
    este drive funciona perfeito no WIN 7 64 bits
    https://mega.co.nz/#!MNl2zZKK!cVZEagsZNM5jrKjdpuqEliCoQbA3Rat2KursgYrpklk

    Fernando Vasconcelos disse...

    Muito obrigado pela ajuda pessoal, mas eu acabei de achar um outro aqui que funcionou 100%, então nem vou testar esse.
    Valeu.

    Fernando Vasconcelos disse...

    Acabei testando esse do link e não funcionou no windows 8. O que eu havia achado cai depois de alguns minutos conectado. Tá difícil. =/

    Claudio disse...

    o arquivo postado é para WIN 7 64 bits

    Claudio disse...

    Este outro eu usei por horas e não cai a conexão, no windows 7 64 bits.

    Anônimo disse...

    Boa tarde Claudio, então o driver testado funcionou formatando e instalando o windows 7 64 bits ? Ou seu note já veio com o Windows 7?

    Claudio disse...

    o meu veio com windows 8, tive que desabilitar a proteção contra boot, excluir varias partições e instalar o win 7 64 generico ativado por loader.

    cachareg disse...

    e alguém tiver problemas com o driver da placa de rede wireless pro windows 7 64 bits eu indico o seguinte. Baixe os arquivos aqui http://drivers.softpedia.com/progDownload/Realtek-RTL8192CE-WLAN-PCI-E-Adapter-Driver-10051112032010-for-Windows-7-x64-Windows-8-x64-Download-193009.html e jogue dentro da pasta em que ta os drivers do windows 7 64 bits (copiar e substituir). depois é só instalar denovo o drive pelo setup q vai dar certo

    Juarez disse...

    Galera, tive o mesmo problema para fazer funcionar o maldito da placa Wreless, o drive que funcionou foi o RTL8188CE, mesmo mesmo assim após reiniciar a máquina, o drive que vai reconhecer será o RTL8192CE.
    O pacote com o drive tem no nosso amigo e salvador da pátria 4shared, segue o link. No meu CCE F7, funcionou tanto no WIN7 quanto no WIN8. Faz um teste tomara que resolva o problema de todos:

    http://www.4shared.com/zip/_M9jnGYp/realtek_rtl8188ce_wireless_lan.html

    Abraços.

    Anônimo disse...

    Juarez,
    A conexão Wireless ocorre sem queda? Teve algum problema com a distância para conectar ? As perguntas são porque utilizo o AllShare da Samsung para rodar os vídeos pela rede sem fio, se o Wireless não rodar legal de nada serve esse notebook para meu caso.

    Juarez disse...

    ALLSHARE Samsung....

    Eu tenho o aplicativo instalado no Ultrabook, Vamos começar pela Smart-TV:
    -Exemplo filmes, qual a qualidade dos filmes que vc está transmitindo na TV utilizando o ALLShare? No meu caso, os filmes são em FullHD e em 3D. tamanho mínimo de cada filme 13Gb.
    -Mesmo que a TV tenha Wifi para se conectar na rede, o recomendado é utilizar o cabo ethernet.
    - Devido a qualidade dos filmes ser muito alta, a transmissão de rede é alto tb, wifi não dá conta.
    - Qual a velocidade do seu roteador? No meu caso, a transferência de dados por segundo via Wifi é 1,6Mbps(monitorado pelo gerenciador de tarefas).
    - O seu roteador está preparado para tratamento de videos, somente os mais atuais fazem este tipo de tratamento (EX.: TPLink-N750).
    Vou te dar outro exemplo: baixei o filme Jogos Vorazes em FullHD 20Gb de tamanho, o filme só funcionou com a TV e o pc Cabeado, o WIFI não dá conta.
    Espero ter ajudado.

    Unknown disse...

    Muito obrigado pelo review, a comunidade está aproveitando bem sua exposição! Estou quase comprando esse ultrabook, mas tenho receio por conta do wifi que parece ser meio fraco. Você já testou a conexão wifi em locais públicos? Tipo em bibliotecas, shopping, cafés...? Será que dá pra usar direito ou só com antenas externas mesmo...?
    Muito obrigado e parabéns mais uma vez pelo texto!

    Unknown disse...

    Pessoal, esse F7 do Walmart será que tem os 32gb de SSD? Nao fala nada na descrição. =/

    Unknown disse...

    Adquiri esta semana dois umtrabooks cce F7 um para mim e um para minha irmã, ao instalar as impressoras que temos em casa duas Hp's uma C3180 e uma 1102w veio a surpresa ao reiniciar a máquina de minha irmâ deu pau no ruindows 8 tentei recuperar de todo modo possivel e a unica solução foi usar o ubuntu 12.04 live em um pendrive e usar o gparted e excluir todas as partições e reinstalar o win 8 via pendrive (win generico baixado na net) instalei o sistema no SSD e en fim um pouco de estabilidade, infelizmente o meu também deu pau no windows versão de fábrica e mesmo procedimento, veio o problema ambos os ultras ficaram sem wifi, dos tantos drivers testados o melhor desempenho foi com este indicado pelo amigo Juarez link do 4shared, mesmo assim umas redes ele não conecta mesmo configurando manualmente, de resto posso reclamar da curta distancia entre as unicas duas portas usb pois o conectar o moden 3g Huawei não consigo inserir um pendrive na porta visinha, alem disto fico indignado por um adaptador bluetoth custar 10 reais no camelô e a cce não trazer incluso, imagina o moden 3g que custa 60 reais no chinês se eles iriam colocar, mas garanto que mesmo que repassassem o custo ia ser bem mais atrativo com estes dispositivos, fora isto faltou a tela ser Touch e a CCE não enviou o cd de recuperação na embalagem e nem se quer disponibilizou para download tal cd, por falar em download tá na hora da CCE atualizar os drivers no site, pois o que tá de wireless lá não serve para nada, de resto um agradecimento ao meu parceiro Thiago da Ponto7 informática daqui de conquista que me ajudou nesta empreitada, Valeu Thiagão

    Maks disse...

    Ola gostei muito do blog, comprei um f7 essa semana chego belezinha so que veio travando muito se eu to escutando uma musica ele trava. hoje fui tenta formata e coloca windows 7 mais nao consigo dar boot ja mudei de raid pra ide nao funciona sera que podia me ajudar.

    Everton Gomes disse...

    E aí Jonatas Blz ?

    Este é o melhor review que encontrei sobre o F7 ! Parabéns !

    Estou de olho nesse note, há algum tempo e gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Hoje tenho um CCE D23L que comprei em 2010, dei um upgrade nele há alguns meses, colocando 8Gb de Memória, e um SSD Intel de 180Gb.

    Ta rodando muito bem, só engasga pra rodar alguns jogos (HD Graphics 3000, e em cima do i3).

    Gostei da marca, e não tenho do que reclamar dela, até elogio para todo muito que torce o nariz.

    As minhas dúvidas são:

    Ela vem de fábrica com um módulo de 4Gb ou dois módulos de 2Gb? São quantos slots ?

    Apesar de terem tirado o botão de abertura do CD, o drive de cd tem o mesmo tamanho de um normal? Pergunto isso pois hoje uso meu SSD, no lugar do drive de CD, através de um adaptador, e gostaria de saber se ele vai caber no slot do drive de cd.

    Como fica a questão da reinstalação do windows 8, dá pra usar o mesmo serial do windows que vem com ele? ele valida ?


    Desde já agradeço pela atenção, um abraço e parabéns pelo blog.

    jonatasbermudes disse...

    Gabriel Fernandes, creio que venha sim com o SSD, porque essa é uma característica do F7. Se não tivesse o SSD, então não seria um F7... Mas tente tirar sua dúvida no SAC da loja.

    Maks, eu não pude conferir isso ainda, mas pelo que parece, há uma opção no Setup que "libera" o uso de mídias, pra poder colocar qualquer DVD. Antes disso tem mesmo que trocar de Raid pra IDE (ou AHCI, se conseguir). E depois proceda com a formatação normalmente. O SSD será reconhecido como um disco normal. Instale o Windows nele. :)

    Unknown, valeu pelo comentário! Bom, eu também não tenho o que reclamar da marca. O F7 está me atendendo muito bem. Quanto as suas dúvidas, ele vem com um pente de 4GB de RAM. Você pode expandir pra 8GB, se quiser, mas precisa trocar o pente, pois só tem um slot. Eu não sei dizer se o drive de DVD é menor que outros. Não tenho nada pra comparar aqui agora. Mas tenho a impressão de que ele é um pouco mais fino, principalmente na "tampinha" da bandeja, já que o F7 é bem arredondado nas laterais, na parte de baixo. Quanto ao Windows 8, eu também não tenho certeza, pois o meu veio com Windows 7, e não tive dificuldade alguma na reinstalação. Mas deveria validar, sim, principalmente se fizer o processo usando o DVD solicitado à própria CCE (que deixa a máquina como se viesse de fábrica). Mas também não testei a formatação por esse DVD, já que eu iria perder todos os jogos que eu já tinha instalado... xD

    Desculpem se não consigo sanar todas as dúvidas de vocês...

    Robson Rocha disse...

    Muito obrigado por compartilhar esse review. Está ajudando muito a comunidade.

    Eu gostaria de compartilhar algumas experiências que estou tendo com meu F7. Tenho necessidades de uso bem específicas, então meus relatos podem não se aplicar a todos, mas podem ser úteis de alguma forma.

    Bem, logo que meu F7 chegou, a primeira coisa que fiz foi mudar a chave de instalação do Windows 8 para minha chave do PRO. Sou um Microsoft Certified Trainer, e por isso tenho licenças de muitos softwares, inclusive os SOs.

    Bem, até aí tudo perfeito, minha intenção era usar o Hyper-V para virtualizar algumas máquinas de desenvolvimento. Aí percebi que alguns recursos de virtualização estão bloqueados.

    Já tive esse problema antes com um CCE Iron (sim, sou assíduo da marca. Excelente custo benefício, se você der sorte ;D). A solução seria simplesmante atualizar a BIOS, já que a Phoenix SecureCore Tiano que vem instalada é uma versão "capada". Não consegui achar a BIOS correta (e não estou disposto apagar USD 60 por ela), e deixei estar.

    Cometi o TERRÍVEL engano de ativar o Norton Anti Theft que veio pré-instalado. Funcionou por duas semanas e ele bloqueou meu computador por "inatividade de internet". Depois da CCE tirar o dela da reta dizendo que a culpa era da Norton e eu xingar muito a Norton no twitter, facebook, reclame aqui, fóruns (inclusive os dela), eles me atenderam decentemente, descobriram meu problema, e conseguiram me dar uma solução paliativa. O que acontece é que a CCE está "clonando" os chipsets do Intel Anti Theft, várias máquinas saem com o mesmo serial, então outra pessoa ativa, define uma senha, e modifica a de dezenas de outros usuários no sistema da Norton. Aí todos os demais travam. Fora que depois disso o Intel AT simplesmnete para de se comunicar com os servidores da Norton. Em resumo, não ativem.

    Bem, recentemente corrompi minha instalação do Windows 8 a um estado irreversível, experimentando com alguns clients de banco de dados. Decidi formatar, e começou outra dor de cabeça. Primeiro, o setup do windows 8 pede driver se o RAID estiver habilitado. Desabilitei (passei pra IDE), e consegui prosseguir, ma aí ficou aparecendo a mensagem do product key inválido relatado por um colega mais acima.

    Essa foi "relativamente" fácil de resolver. É necessário modificar a ISO do DVD do windows 8 (!!!) para incluir uma configuração que instrui o instalador a ignorar a serial do windows 8 pré-instalado, que fica gravada na BIOS. As instruções podem ser encontradas nesse site: http://superuser.com/questions/498436/install-windows-8-without-a-product-key

    Instalei o Windows no SSD MSATA e deixei o HD livre para arquivos. A máquina sobe em 4 segundos.

    E por fim das minhas desventuras, agora estou com o mesmo problema dos colegas em relação ao WiFi, mas para mim o driver do Juarez não funciona, simplesmente me dá uma mensagem de erro em branco e não prossegue. Instalando o Driver pelo INF ele localiza as redes mas não conecta em nenhuma.

    Se alguém souber da BIOS atualizada, ou de outro driver WIFI disponível, seria de grande ajuda.

    Robson

    Robson Rocha disse...

    A propósito, sobre o drive de DVD: ele é daqueles que o mecanismo todo sai na bandeja, bem comum em notebooks, mas uma versão bem fina.

    O problema é que a máquina não é 100% sólida, e se você tentar mover a máquina enquanto tem um disco lá dentro rodando, ele "raspa" na parte de dentro da máquina!! Faz um barulho de esmerilhamento.

    Não chega a danificar o disco, mas não é uma boa idéia mover o "trabuco" enquanto está com mídia inserida.

    Quanto ao pente de memória, sim, vem com um módulo de 4gb, eu recentemente comprei um de 8gb com as mesmas especificações (procurem no Mercado Livre por pentes para MacBook, a especificação é igual) mas fiquei com preguiça de instalar :D. Devo fazer isso nas próximas semanas, se der peço pro nosso amigo John para postar as fotos dele desmontado e do procedimento de troca.

    Robson Rocha disse...

    Me desculpem pelo flood de comentários, pessoal. Tenho mais alguns comentários, e uma boa notícia.

    Sobre as portas USB 3.0: muito rápidas! Mas os conectores dela são meio folgados, então alguns dispositivos podem falhar se você tocar neles. A recomendação é dar uma "apertada" nos conectores machos para eles ficarem mais firmes.

    Sobre o conector ethernet: o meu não encaixa direito, mas depois que abri a máquina, piorou. Na realidade, na hora de fechar a máquina, tem que ter muito cuidado para encaixar a tampa inferior completamente no chassis antes de parafusar, se encaixar direitinho (o que a própria CCE não fez no meu caso) ele fica meio pra fora e a "boca" do ethernet não funciona direito.

    Bom, eu estou com o Windows 8 Professional 64 Bits, e não estava conseguindo fazer a WiFI funcionar nem por decreto. Aí testei o link do nosso amigo Cachareg, um arquivo .CAB, que você pode extrair pelo próprio windows ou pelo 7 Zip ou WinRar. Bem, ele vem sem o instalador, mas é só clicar com o botão direito no .INF e selecionar "Instalar". Funcionou perfeitamente.

    É isso pessoal. No que eu puder ajudar, estou às ordens!

    Robson

    jonatasbermudes disse...

    Opa, Robson! Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Sem dúvida são de grande ajuda para todos nós. Pode me enviar sim as fotos do bicho aberto. Os créditos serão todos seus. ;D

    Unknown disse...

    Boa Tarde.

    Gostaria de saber se alguém já fez upgrade de memória RAM nesse modelo e sabe me informar qual o soquete da placa mãe para mim verificar os modelos e preços dos pentes. Também gostaria de saber se seria necessário a compra de um pente de 8gb ou poderia fazer dual channel comprando um pente de 4gb. Estou muito afim de comprar um para mim, e tentei tirar a mesma dúvida com o suporte da CCE. Ai que aconteceu algo que me assustou! O 0800 da CCE sempre da ocupado. Espero não precisar dele hehe.

    Peço desculpas antecipadas caso alguém já havia feito esta pergunta e eu não vi.

    Fico no aguardo amigos.

    André disse...

    Depois de sofrer com o wi-fi desse ultrabook estou chegando à conclusão que se trata de alguma configuração de economia de energia pois quando estava conectado no carregador funcionava normal.

    Após mexer no plano de energia, desativar economia da placa de WLan, BIOS (desativei ISCT) mas ainda nada!

    Se alguem tiver alguma novidade dá um toque.

    André

    Robson Rocha disse...

    Bom dia, Willian!

    Eu fiz o upgrade de memória: só há um slot, e ele suporta até 8gb. A memória é do tipo PC3-10600 DDR3 SDRAM SO-DIMM, 9-9-9-24. Se procurar no mercado livre vai ver que é a mesma memória dos MacBooks. COmpra um único pente de 8Gb, e depois vende o seu de 4gb :D

    Esquece o suporte da CCE: O CCE Resolve só resolve pra eles, hehe, e se quiser fazer o upgrade sem perder a garantia, vão te pedir pra mandar pra uma assitência técnica com peças providas pela CCE, processo que pode levar uns 30 dias e fica caro (experiência anterior).

    Robson Rocha disse...

    André,

    O WiFi dele é ruim mesmo. Na realidade, a placa nem é ruim, mas a antena é de péssima qualidade. A fiação que liga a antena da placa WiFi (é uma Mini PCI Express) não é apropriado para uma antena, e provavelmente a antena embutida na própria placa mãe deve estar sofrendo interferência do próprio case.

    Estou planejando muito em breve substituir a Realtek que vem nele por uma Intel que possui WiFi e Bluetooth 4.0 na mesma placa, corrigindo então outro "defeito" do ultrabook que é não ter bluetooth. O problema dessa Intel é que ela usa 3 antenas, e eu não sei ainda como fazer a preparação delas, isso vou ter que pesquisar melhor.

    Mariana disse...

    Robson Rocha, também estou pensando em trocar a placa, mas não sei como fazer isso nem qual comprar. O ultrabook é bom, mas sem internet está ficando obsoleto.

    Claudio disse...

    Tive problema com WIFI só para instalar o driver no win 7 64 bits, agora funciona normal tenho um roteader dlink dir 610 e pega perfeito na casa e com o sinal wifi do celular android, não vejo necessidade de substituir a antena mas se a intel tem bluetooth é outra coisa. Gostaria de saber se é totalmente compativel com a placa mae ou e gambiarra?

    junior disse...

    Pessoal estou com um problema no driver da webcam disponível no site da CCE, ele não ta reconhecendo a webcam, caso alguém saiba um solução, me informe.
    Extremamente agradecido !

    Matheus Santana disse...

    Alguém conseguiu fazer a Wireless deste ultra funcionar corretamente??

    O driver que chegou mais proximo de funcionar foi do amigo Cachareg...mas mesmo assim está ficando intermitente, funciona agora...depois de um tempo para e volta, trocar de rede para denovo...


    Se alguém conseguiu, faça um tutorial ou coloque nos comentarios todos os detalhes da instalação e configuração posterior, por gentileza!

    Vlw galera, blog ta show, todos se ajudando sem avacalhação!!!

    Robson Rocha disse...

    Mariana e Cláudio,

    A substituição da WiFi não é gambiarra: a placa mãe possui slot Mini PCI Express, ou seja, é só remover a placa anterior e colocar a nova.

    O único problema são as antenas. A Intel tem dois conectores de antena, e a placa mãe, apenas um. E é essa antena que provoca uma péssima recepção de sinal pelo ultrabook, já que ela é um parzinho de fios que é ligada na placa mãe por um conector que sai da placa wifi.

    O que vou fazer (não fiz ainda pois a placa ainda não chegou, o que espero ocorrer essa semana) além de substituir a placa e testar outro cabeamento mais apropriado, ou mesmo uma antena interna. Não quero fazer isso como uma gambiarra.

    O que se pode fazer paliativamente é trocar seu ROTEADOR wifi, ou as antenas dele, para ter um sinal mais forte em casa, ou seja, melhorar a TRANSMISSÃO.

    Mas isso não resolve na faculdade, num cliente ou numa loja com wifi. Daí a tentativa de melhorar a RECEPÇÃO do aparelho.

    Ter o bluetooth na mesma placa é um plus, já que uso bastante meu headset bluetooth no skype e um mouse bluetooth, isso liberaria uma porta USB onde o dongle bluetooth fica espetado quase constantemente.

    E os drivers da intel são muito fáceis de achar, o que é outro plus imenso.

    Vamos aguardar mais uns dias para a placa chegar, e eu prometo que documento todo o processo.

    junior disse...

    Pessoal todo mundo ta falando que teve problema com a wi-fi. Porem não tive com o meu ( ate agora). Apenas instalei um dos drivers que os colegas indicaram em comentários anteriores. Tanto aqui em casa como na faculdade funciona muito bem !
    Instalei o Windows 7 assim como os colegas comentaram também, desabilitando o RAID e também a proteção contra Boot e não tive problema algum.
    A maquina esta ótima, porem ainda não encontrei um driver que reconheça a webcam (caso alguém tenha, por favor me ajude).
    Comprei o ultra pelo Walmart e chegou semana passada, não sei se é um novo lote ou alguma coisa do tipo, mas não tive problemas !
    E sim o F7 do Walmart apesar de não ter nas especificações ele vem com SSD de 32 GB.
    OBS: Maquina muito, muito boa e rápida !

    Rubens disse...

    Aew galera!

    Tipo, eu também comprei o F7 e fiquei satisfeito, mas eu tive uns probleminhas com o windows 8 e tentei instalar o 7... Mas ficou dando um errozinho na hora de escolher o disco pra instalar, e eu procurei na net e dizia que para resolver o windows fica botando banca na hora de instalar se você tiver mais de um disco(no caso o HDD e o SSD). Acabou que eu tive que colocar o ubuntu por enquanto. Como vocês fizeram?

    Unknown disse...

    Ola acabei de comprar o F7 e gostaria de saber se já testaram o game Black ops 2 se roda bunito vlw abraços

    Felipe Abreu disse...

    Boa tarde!
    Adquiri este computador,já estou com ele a uma semana, mas só consegui utilizá-lo logo que liguei, após isso o Windows 8 não aceita a minha senha, alguém teve este mesmo problema? Estou tentando utilizar um programa de boot via pen drive, mas o F7 não aceita o boot.
    Obrigado

    Mariana disse...

    Robson Rocha, poderia me auxiliar na compra dessa placa? Sou leiga e quero resolver esse problema do ultrabook, realmente fica complicado de usar wifi na faculdade. Estou usando um mini modem via usb mas é muito inconveniente e o sinal também não é grandes coisas =/
    Se não for incômodo poderia me add em algum meio de contato (skype/facebook) e me explicar melhor? A configuraçao do ultrabook é boa, e acredito que corrigindo esse problema será excelente. Obrigada

    Cristiano disse...

    Adquiri um cce f7. Chegou com esse trem de Windows 8 mas nao me adaptei! Sofri um pouco pra instalar o seven no SDD, mas consegui. Tem que desabilitar umas parada na bios de segurança pra conseguir dar boot com cd. Depois tem q apagar todas as partiçoes, dividir novamente e formatar pra voltar no nfts. Consegui instalar em 15 minutos! :) Baixei todos os drivers da cce mas o wireless nao instalava nem a pau! Baixei uns drivers ai do pessoal mas ainda nada! Dica: tem q desinstalar o driver antigo, reiniciar pra dai instalar novamente. Depois q instalei tive q atualizar o driver do wireless manualmente indicando uma pasta dentro do sistema q estava com o driver! passei dois dias mas consegui. To na sala agora digitando e o moden esta atras de umas tres paredes! Moden tp link! Com um dlink tava uma porcaria. Fica meu depoimento e espero que quem estiver com dificuldade, que consiga resolver porque esse ultrabook é muito filé. Rodei o Astra32 e ta la: placa mae intel, chipset intel, processador intel. De cce só o nome!

    Claudio disse...

    Este drive funciona perfeito no
    WINDOWS 7 64 bits também desabite a economia de energia p/ WIFI, É so execultar.
    https://mega.co.nz/#!MNl2zZKK!cVZEagsZNM5jrKjdpuqEliCoQbA3Rat2KursgYrpklk

    INCORPORE COMPUTAÇÃO LTDA disse...

    Olá a todos, comprei esse ultrabook da CCE F7 - formatei e coloquei o windows 7 ultimate 64 - instalei todos os drivers, tudo certinho mas o som não tem maneira de funcionar, alguem ja passou or isso ae?????

    Matheus Santana disse...

    Emilio
    Todas versões? Até Windows8???

    Matheus Santana disse...

    Emilio,
    funcionou o driver para o windows 8.
    Mas ele nao é assinado digitalmente, com isto quando reinicia o pc para de funcionar denovo...

    Tem alguma ideia para este problema?

    Emilio disse...

    estou trabalhando nisso ...

    Emilio disse...

    Matheus testa esse drive agora... reformulei aqui apos um bug que deu comigo hj de manha acredito que de certo.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/63743456/Realteck%20RT8192CE.zip

    repare que tem um arquivo README.TXT leia e siga os passos... se vc na tiver outras versoes de software instalado. da placa de rede wireless remova ate os drive tb.. deixa como se tive-se no zero.

    acredito que agora ta pronto. isso com windows 8 se alguem tiver com windows 7 e puder me dar um respaudo.. seria otimo.

    Emilio disse...

    outra pergunta alguem ai conseguiu instalar o intel Smart no windows 8 pro, pois so consegui instalar o intel rapid. poderia me da um retorno.

    Matheus Santana disse...

    Emilio,

    infelizmente funcionou não.
    Quando vou realizar o passo 3, o executavel *fast.msi fala que é necessário uma dll e não executa.

    Alguém que solicitou o DVD de recovery na CCE recebeu?

    Unknown disse...

    Concordo plenamente com a maioria dos comentários, realmente não esperava muito de uma máquina deste preço, mas me atraiu as peças de boa qualidade.
    Pecaram nos detalhes, Wirilles muito ruim, onde o da minha esposa (DEll), de quatro anos de uso funciona perfeitamente o F7 não funciona.
    Outra coisa é o Touch Pad, muito impreciso, irrita o usuário.
    Concluindo, estou devolvendo.

    Jefferson Maia disse...

    Olá, Jonatas.

    Primeiro, parabéns pelo post. Está muito bem escrito e incentivou muitos a participarem. Adquiri recentemente o Ultrabook CCE F7 e, acompanhando esse post, resolvi desinstalar o Windows 8 e instalar no SSD o Windows 7 Home Basic. Desabilitei o RAID e o Secure Boot na BIOS para instalar o Windows 7, mas fiquei na dúvida se separei uma partição integral no SSD quando da instalação. No "Gerenciamento de Disco" do Windows onde aparecem a partição criada no SSD, estranhei a área chamada "Reservada pelo Sistema 100 MB(NTFS)" e o valor total de 29,72 GB para armazenamento no SSD. É normal o SO separar essa quantidade de 100 MB? E onde estão afinal os 32 GB prometidos pelo fabricante? Estas são as mesmas informações que aparecem no "Gerenciamento de Disco" do seu computador?

    Emilio disse...

    jefferson esse SSD de 32GB e para usar como cache... ele exite mas nao aparece no windows por causa da tenologia intel rapid, para vc poder usar o SSD precisa trocar de raid para AHCI. com windows 7 e so olhar la no setup do windows que funciona.

    Jefferson Maia disse...

    Foi isso que fiz, Emílio. Já consegui instalar o Windows 7 no SSD. O que achei estranho foi reparar que, depois de instalado, na partição do SSD do Gerenciamento de Disco do Windows, uma parte de 100 MB ficou separada da partição primária que deveria ser de 32 GB e não de 29,72 GB que é o que aparece aqui. Também vejo que na partição do HD aparecem 465,76 MB e não os 500 MB prometidos na descrição do produto. Isso tudo é normal? Obrigado.

    Emilio disse...

    Matheus, agora sim eu consegui resolver... descobri o que era... o Windows reconhece placa wireless errada, para corrigir isso segue meu tutorial ai... aki ta funcionando 100%, este e o modelo certo da placa. ta ai no meu fórum com drive imagem qualquer duvida me avisa. pois agora ta certinho.

    http://techfolks.com.br/viewtopic.php?id=9

    Jefferson Maia disse...

    Ok, Emílio, entendi. Mas e quanto aos 100 MB que ficaram em separado sob o título de "Reservado pelo Sistema" no SSD após a instalação do Window 7? No seu computador também ficou assim? Isso também é normal ou foi algum erro que cometi? Obrigado.

    Emilio disse...

    isso e uma coisa que o Windows criou para garantir uma melhor performance no sistema funciona igual swap do Linux. tipo um mini cache. criado pela Microsoft... e normal isso tb.

    Matheus Santana disse...

    Emilio,

    boa tarde, cara realizei o procedimento que passou e funcionou com alguns pontos, pelo menos com a rede aqui do serviço ta rodando normal, anoite vou testar na rede da faculdade.

    Detalhe: No seu tutorial, você pede para baixar driver RT8188CE-VAU, no meu caso a instalação dele não deu em nada, então baixei o driver que reconhece mesmo RTL8192CE-VA4. Realizei a instalação normal e ficou com aquele (TEST) na frente depois de reiniciado a maquina.
    Depois fiz o procedimento do seu tutorial, mas buscando pelo RTL8192 COMBO PCI-E NIC (Microsoft) e pronto.

    Funfando, anoite posto confirmando ou não se funcionou na rede da faculdade e na rede da minha casa.

    Matheus Santana disse...

    Galera,
    funcionou o procedimento para wireless que o Emilio fez, está funcionando corretamente.
    Testado em 3 redes diferente..

    Vlw galera, vlw Emilio.

    Leo Telles disse...

    Boa noite pessoal,
    Meu F7 chegou hoje. Segui alguns conselhos que vi aqui como por exemplo desabilitar a RAID e instalar o SO no SSD. Instalei o Win 8 Pro mesmo, mas estou tendo a dor de cabeça de alguns. O wireless não funciona. O mais próximo que cheguei foi com o procedimento passado pelo Matheus Santana, pois pelo menos o driver instalou sem erros e está enxergando as redes sem fio. O problema é que não conecta, chego a digitar a senha e não vai.

    Outro detalhe é que instalei todos os drivers para Win8 do site da CCE, porém ainda resta um tal de "Controlador de comunicação PCI simples". Alguém sabe o que é isso???

    Leo Telles disse...

    Só complementando o post acima, aqui no trabalho funcionou conectou e navegou em algumas redes sem fio, mas em outras não.
    Sei que não é problema com meu roteador de casa, porque antes de formatar estava conectando normalmente e navegando neste mesmo roteador.
    Quanto ao tal controlador de comunicação, consegui resolver. É o driver da engine intel que tá com o nome de MEI no site da CCE, mesmo apontado para Win7, funciona no Win8 64 tb.

    Unknown disse...

    Comprei um, usei uma semana e deu problema no windows, simplesmente travou, e era Windows 8. Também desde que liguei ele tinha uma falha no monitor, ficava piscando a tela. Enfim, tentei solicitar informações de garantia com a CCE e nenhum dos telefones de SAC atenderam, ficava horas ouvindo música e ninguém atendia. Após, resolvi levar direto na Assistência Técnica Autorizada, sendo que ontem fechou 30 dias que está lá e só o que dizem é que estão aguardando peças da fábrica. Resumindo: péssimo negócio, péssimo atendimento pós venda. Vou ter que ajuizar uma ação para recuperar meu dinheiro e comprar outro.

    Unknown disse...

    Comprei um, usei uma semana e deu problema no windows, simplesmente travou, e era Windows 8. Também desde que liguei ele tinha uma falha no monitor, ficava piscando a tela. Enfim, tentei solicitar informações de garantia com a CCE e nenhum dos telefones de SAC atenderam, ficava horas ouvindo música e ninguém atendia. Após, resolvi levar direto na Assistência Técnica Autorizada, sendo que ontem fechou 30 dias que está lá e só o que dizem é que estão aguardando peças da fábrica. Resumindo: péssimo negócio, péssimo atendimento pós venda. Vou ter que ajuizar uma ação para recuperar meu dinheiro e comprar outro.

    Anônimo disse...

    Aqui o tutorial do Emilio não dá certo pq aparece assim "COMBO PCI-E NIC Versão 2013" em vez de só COMBO.. mais alguem nao conseguiu? desde terça com essa bosta com windows 7 e nao consigo conectar na internet!!!

    Leo Telles disse...

    Pelo que vi nos drivers que o Emilio e Matheus citaram, o problema é a compatibilidade das redes... pelo menos no caso do Win8... Observei que esses drivers são apenas para redes wireless padrão "n". Ou seja, os roteadores tem que ser compatíveis com esse padrão também. Aqui em casa é padrão "b" e "g", aí não tá conectando... Mas no meu trabalho é "b", "g" e "n", aí funcionou certinho.. Acredito ser isso... Mas é questão apenas de software/driver, pois o hardware do F7 pega rede "b" e "g" também, conforme citei nos comentários anteriores... Posso estar falando besteira, mas foi o que observei nos ambientes em que tentei utilizá-lo...

    Anônimo disse...

    Prezado John:
    Eu também instalei o w7 no SSD, maravilha, ultrarrápido. Porém, devido as constantes atualizações do sistema operacional, estou vendo o espaço do ssd chegar perigosamente ao final da sua capacidade. Há como instalar um ssd com maior capacidade?

    ARRAIÁ C♥RAÇÃ♥ JUNIN♥/RN disse...

    Olá bom dia, gosto muito desse blog pelas excelentes informações que tem. Bem, eu assim como a maioria dos que comentam aqui sou proprietário de um F7, e gosto bastante das funcionalidades que o "bichinho" tem, mas tbm já me deparei com problemas (1 semana de uso o meu Wind8 não ligava, mas com informações aqui do blog consegui alterar para RAID e ele prestou). Agora estou com um problema que não sei como resolver e se é único do F7. Pois bem, todos aqui já falaram da wi-fi com pouca cobertura, a minha não foge a regra, mas da pro gasto, só que agora só consigo, qd consigo, acessar o google, gmail, gdrive e alguns outros sites do google, os aplicativos do wind8(e-mail, bing, clima, pessoas, etc) tem acesso a net normalmente. Tenho skidrive e dropbox e ambos se atualizam, mas para acessar a rede, seja por Iexplorer, firefox ou chrome, não rola. Só tem acesso aos sites google e nem o orkut abre! O que faço? Desde já agradeço!

    Anônimo disse...

    Alguem sabe o que resolve de vez essa placa wireless lixosa? nao da pra abrir para nao perder a garantia.. sera que se a gente enviar para a garantia alegando problemas com conexao eles dao um jeito? To com o Windows 7 que nao é original.. nao to conseguindo navegar nem do lado do roteador.. é muito ruim essa placa deles

    Unknown disse...

    Infelizmente a cce não mudou, comprei esse ultrabook F7 com Windows 8, wifi dele é ruim e o teclado também não presta, ele vem com uma proteção, caso você queira instalar uma outra versão do windows 8 ele da um erro de chave logo na instalação, porém na internet tem explicando como fazer burlando a bios, o windows 7 roda muito bem no ssd de 32GB dele porém o touchpad dele também é péssimo, a performance dele é muito boa a beleza então nem se fala realmente parece muito com o MacBook Air porém peca no touchpad, wifi caso você fique a mais de 2 metros de distância do router ele não funciona bem, o teclado é muito duro e curto, os drives colocados no site da cce não funcionam a maioria em fim tive que vasculhar varios blogues e o que tem de gente reclamando do wifi é demais, então pessoal muito cuidado ao comprar, pois fui no mais barato e acabei agora devolvendo a tempo ao walmart e beleza não é nada sem qualidade.

    Unknown disse...

    Pessoal,
    Para os que nao devolveram o produto e estao utilizando até hj, o que voces estao achando? Tem como burlar o problema do wifi? O resto ta de boa?

    Matheus Santana disse...

    Gabriel e todos que estão com o problema da WiFi.

    Realizem o procedimento que o Emilio postou, utilizando o drive que baixou no site da CCE e vejam se funfa.

    Comigo funcionando corretamente.

    Nao tenho nada a reclamar do Ultra. Alias somente a memoria que é pouca (no meu caso)...mas tirando isto que depois que a garantia terminar vou aumentar.

    Em relação a qualidade do teclado, touch...quem está reclamando, nunca mexeu num note da CCE é o padrao de qualidade (baixo, também acho), mas se queria qualidade de acabamento, comprasse um DELL, HP da vida..

    Detalhe, utilizo softwares de programação, edição de imagens, tudo simultâneo e roda tranquilamente sem travar (se tivesse 8gb iria rodar melhor ainda).

    Não tenho o que reclamar. Melhor custo beneficio sem dúvidas.

    Cristiano disse...

    O meu ta funcionando perfeitamente! To a umas tres paredes do roteador e o wi fi ta uma beleza. Claro que tive problemas, pois reinstalei o windows 7 no ssd e precisei reinstalar todos os drivers. Os ultimos comentarios do pessoal ajudam a resolver o BO do wifi!

    Unknown disse...

    É pessoal, finalmente meu F7 chegou.
    Tive sorte, pois recebi o produto com tudo no seu devido lugar.
    Realmente o touchpad é super mal, mas o dia a dia ou um mouse sem fio podem resolver esse problema.
    O meu veio com o win8 instalado. Até agora o wifi ta normal.

    Só nao gostei das bordas do ultrabook. Ela incomoda meus punhos.

    Realmente é vantagem jogar o SO pro SSD? As pastas de Arquivos de Programas voces mantem no SSD ou colocaram no HD?

    Unknown disse...

    Mais dúvidas:
    Voces deixaram IDE ou AHCI? Faz alguma diferença?

    jonatasbermudes disse...

    Gabriel, eu achei vantagem sim em colocar o Windows no SSD. Eu achei o ultrabook meio instável enquanto usava o SSD como cache. O desempenho melhorou consideravelmente, ou pelo menos no meu caso. :)

    Quanto aos programas, eu instalei no SSD programas que uso com frequência, como o Photoshop e Corel Draw. Instaladores, fotos, filmes, programas mais leves, utilitários e jogos eu deixei no HD.

    Eu tentei colocar AHCI (que seria o correto), mas começou a dar tela azul na hora de ligar. Então troquei pra IDE e funcionou normalmente. Não sei o motivo desse problema. :/

    Anônimo disse...

    Pessoas,

    Suspender e Hibernar é a mesma coisa? Formatei meu F7, coloquei o Win7 e nao aparece a opção Hibernar. Só tem disponivel a opcao Suspender. Quando escolho essa opcao o led fica piscando. Com voces tb acontece isso? Esse é o comportamento correto?

    Obrigado

    Unknown disse...

    Pessoal, alguem conseguiu resolver o problema do Wifi no Win7?
    Seguir o tutorial do Emilio. A rede é identificada, mas nao consigo conectar.

    :(

    Unknown disse...

    Fala John! Tenho um F7 e a única coisa que sofro as vezes é com o som que fica dando umas travadinhas, como se o processamento estivesse pesado, mas acontece as vezes quando estou vendo um video no youtube e mais NADA! Pensei em talvez fazer o que você fez, instalando o Windows no SSD. Seria muito pedir um passo a passo disso? Sou um leio que é bom em seguir instruções apenas rs

    abração!

    Jefferson Maia disse...

    Para o pessoal que optou por utilizar o SSD para instalação do Windows 7 ou 8, segue o link sobre alguns cuidados quanto a utilização do equipamento uma vez que este tem um número limitado de gravações.

    http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/

    Abraço a todos.

    Unknown disse...

    oi amigo pow o meu f7 travo mano. veio com w8 eu instalei o 7 mas istalei no ssd mas meu hd nao aparesce.
    tem como vc meda uma ajuda ai
    emersonandrade66@live.com
    fico no aguardo.

    Jefferson Maia disse...

    Para o pessoal que optou por utilizar o SSD para instalação do Windows 7 ou 8, segue o link sobre alguns cuidados quanto a utilização do equipamento uma vez que este tem um número limitado de gravações.

    http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/

    Abraço a todos.

    Leo Telles disse...

    Excelente artigo Jeferson Maia. Já segui todos os procedimentos. Vamos ver se sinto alguma diferença de performance.

    Quanto ao wifi, no windows 7 funciona perfeitamente. Fico em uma distância média do roteador de 5 a 6 metros com paredes no meio e navega perfeitamente com sinal no máximo. Mas com relação ao windows 8, não consegui driver que funcione completamente. Apenas conseguia conectar em algumas redes, em outras não.

    Unknown disse...

    Leo, qual dos procedimentos voce seguiu pra fazer o wifi funcionar no win7?

    Unknown disse...

    Pessoal, finalmente consegui resolver a bronca do wifi. Fiz da seguinte maneira:
    1 - Instalar esse driver: http://www.4shared.com/rar/NPg-6Kly/drive_wireless_-_cce_f7.html

    2 - Instalar esse driver:
    http://www.4shared.com/zip/oBe1Py5t/realtek_rtl8188ce_wireless_lan.html

    Jefferson Maia disse...

    Pessoal,

    vocês ouvem o HD (ou o SSD, não sei dizer qual) ficar(em) ligando e desligando muitas vezes enquanto se trabalha no Ultrabook? O de vocês opera assim também?

    Abraços a todos.

    Unknown disse...

    Oi Jefferson!
    Eu escuto um pequeno ruido, muito baixo comparado com outras máquinas, e nao é sempre.


    Como voces particionaram o hd/ssd?
    SSD: SO e HD: Arquivos e Programas? ou ainda dividiram o HD?

    Jefferson Maia disse...

    Olá, Gabriel.

    Não particionei os discos. No SSD estão instalados o SO e os programas que utilizo com maior frequência. NO HD estão as Bibliotecas de documentos, imagens, vídeos e músicas.

    Abraços.

    Anônimo disse...

    Galera todos eles estão dando problemas de Drivers principalmente o WIRELESS no WINDOWS SEVEM. já é o segundo que entra aqui na loja com esses problemas... e nem no site reclame aqui eles respondem os comentários...

    CUIDADO COM ESSE NOTE PENSEM DUAS VEZES

    Anônimo disse...

    Eu não tenho o que reclamar da marca. O F7 está me surpriendendo atendendo muito bem. Achei o acabamento muito bom, se comparado com concorrentes similares como Qbex e Positivo, quanto ao custo beneficio o CCE F7 é nota 10, ainda mais agora com o aumento do dolar é impossivel comprar uma maquina com configuraçoes similares ao CCE F7 com preço mais em conta.

    Unknown disse...

    ola boa tarde gostaria de saber o quanto de memoria RAM ela aquenta, desde já agradeço

    jonatasbermudes disse...

    Wellington, o CCE F7 suporta até 8GB de memória. Mas para isso é necessário remover o pente de 4GB que vem com ele substituir por um de 8GB.

    FSantos disse...

    Pessoal,

    Voces nao tiveram nenhum problema deixando o SO no SSD, por conta do tamanho (apenas 32gb)?

    Voces sabem informar como deixar o SSD do jeito que veio de fabrica?

    Quero comprar outra memoria e outra placa de rede sem fio. Voces sabem as referencias da mesma?

    Agradeço.

    danieltemp disse...

    Pessoal, no 7 aparece 3 opções de 8188 COMBO. Funciona só com a primeira.

    Henrique Costa disse...

    Boa noite galera,
    queria saber de vocês que compraram mais recentemente, onde vocês acharam esse bendito F7, pois já vasculhei tudo quanto é loja online e física e nada de achar.
    Valeu

    Unknown disse...

    nao consigo por motivo algum formatar mudei o boot para ide ahci e nada destravei a segurança de dvd e nada pois chega na hora de intalar nas particoes esta em outro formato formato para ntsf e nao adianta se alguem puder me ajudar dobkoski@yahoo.com.br

    Anônimo disse...

    Muito interessante seu post. Gostei muito, pois também comprei uma maquina similar, quando a rede sem fio, pude notar que dependendo da distância o sinal cai um pouco porem ao conectar na mesma distancia no cabo de energia o sinal melhora.. não sei se é uma regra porem comigo funciona bem.


    Felipe Fonseca
    Analista em T.I
    lipc_consultoria_t.i@outlook.com

    Anônimo disse...

    Pessoal, estou com problemas para utilizar o microfone no ultrabook f7 com windows 8. alguém teve o mesmo problema? já tentei reinstalar os drivers e alterar todas as configurações possíveis. Alguém com sugestão para solução? Quando marco a opção para escutar ele apenas fica chiando.

    Valmor disse...

    Simplismente me fudi...
    Compre pela relação custo beneficio, mas agora 3 semanas de uso travou tudo e não consigo inicializar o sistema. Ao ligar apresenta a mensagem de "preparando reparo automatico" e todas as ações propostas nao surtem efeito.
    Perdi arquivo e fotos importantes, demorei para fazer o backup, pois nao esperava que um pc novo fosse tão porcaria.
    Alguem tem alguma idéia em como posso recuperar os dados?
    ou como corrir tal erro?

    Unknown disse...

    se eu apagar todos os dados do pc e todas as particoes sera que consigo formatar e instalar o win sete sem que fique com o formato diferente de ntsf

    Marcelo disse...

    Olá a todos...!

    Para quem está procurando os drivers mais recentes da série RTL8188 e RTL8191/RTL8192 aqui vai o link da REALTEK onde vc encontrará os arquivos para Windows 7 32/64bits e Windows 8:

    http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PFid=48&Level=5&Conn=4&ProdID=272&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true

    Lembrando que é um driver problemático e temos de reclamar com a Realtek e não com a CCE. Reclamar e pedir um driver melhor. Já fiz o meu "complain" no site da Realtek e espero que eles lancem um driver melhorado...! Até a própria CCE tem de reclamar com a Realtek...!

    Falou Galera...!

    Anônimo disse...

    Emilio,

    o arquivo que vc pede para baixar no seu tutorial soh tem drivers para controladoras wireless USB! "VAU"

    Por favor confira.

    Marcelo disse...

    Fiz o que o Gabriel Fernandes fez soh que com um complemento (para Windows 7):

    1 - Instalar o driver RTL8188CE mais atual do site da Realtek;

    2 - Instalar esse driver: http://www.4shared.com/rar/NPg-6Kly/drive_wireless_-_cce_f7.html

    3 - Instalar esse driver:
    http://www.4shared.com/zip/oBe1Py5t/realtek_rtl8188ce_wireless_lan.html

    Instalar tudo por cima do outro sempre reiniciando o Windows e depois seguir o caminho que o Emílio descreveu no tutorial e selecionar o primeiro "8188CE 801.11n COMBO" da lista, atenção para NÃO selecionar um driver da Russia.

    Funfou de primeira! Agora tenho internet sem fio.

    Valeu galera!

    Unknown disse...

    Pessoal, instalei o SO no SSD, mas ainda estou na duvida se isso realmente será vantagem. Voces sabem dizer como faço pra deixar o SSD do jeito que veio de fábrica?

    Theoedu disse...

    Comprei um ultrabook CCE F7.

    Depois de uma semana de uso ele apresentou os seguintes problemas:

    1 - Começou a dar choque. Como ele é todo de alumínio, se vc tocasse nele, dava um choque.

    2 - Também apresentou o problema do loop infinito. O Windows não carrega.

    3 - Mandei pra assistência técnica e voltou com o problema do wireless. Já mandei duas vezes pra lá, mas eles não conseguem achar o drive correto. A porcaria não funciona.

    4 - Ninguém atende o tel da CCE Resolve. Já deixei o telefone ligado no viva voz por mais de DUAS HORAS!!! Isso quando a ligação não cai.

    Suely disse...

    Comprei um ultrabook CCE F7. Após uma semana de uso, ele apresentou os seguintes problemas:

    1º A Tela ficou azul e reiniciando Windows, não carregou e forcei o desligamento. Levei p assistência técnica 2x e me fizeram pagar R$ 70,00 pela recuperação do sistema operacional w8.
    2 º O problema continuou, deu outros “bugs” 3x em dias alternados, a tela ficou toda em quadradinhos e com barulho, forcei desligamento e quando liguei ficou atualizando sistema e configurando atualização do Windows.
    Levei novamente para assistência técnica e disseram que recuperaram ao estado anterior e não evidenciaram nenhum problema.
    3º Travou de novo e tela com mesmo problema.
    Desde que foi para assistência técnica ele demora para iniciar e as vezes trava.
    A assistência técnica é despreparada, não tem o Windows 8 original, quer colocar o pirata do w7, disse que não tinha nada deste ultrabook F7 e que aproveitou e fez uma cópia da minha máquina para ele.
    4º Tentei falar c CCE, on line nunca funciona, mandei 2 emails pelo site CCE e nenhuma resposta. O call Center fica tocando música e Ninguém atende a ligação ou então cai.
    5º Não adianta eu levar para assistência técnica, pois eles não resolvem nada e o cará além de burro ainda é grosso.
    Por favor, você sabe como eu posso resolver esses problemas?

    Roberto disse...

    OLá, Desinstalei o Windows 8 que veio com ele, pois não gosto do Windows 8 e instalei o Windows 7 x64. Consegui configurar todos os drives menos o WI-FI, é muito ruim. De tanto tentar, instalei vários drives para essa placa, um deles até que conseguiu identificar rede wi-fi, no entanto a velocidade da rede ficou muito lenta e caindo constantemente. Então tentei outros e outros e até agora nada mais configura esse drive. Mesmo com o windows 8 que veio com ele esse WI-FI não era bom. Estou usando um adaptador USB wireless para poder ter WI-FI neste ultrabook. Não recomendaria ele pra ninguém. Se alguém pensar em comprar um desses, desista!

    Elbarto disse...

    Comprei o CCE F7 a uns 2 meses, e estou plenamente satisfeito com ele, excelente custo/beneficio, e como uso um CCE (T546) aqui no trabalho a 2 anos sem problemas comprei sem medo algum, inclusive recomendo para amigos e parentes. Trabalho com informática então me viro na solução de problemas. Pesquisei bastante antes de fechar na máquina, vi os problemas com a rede sem fio, mas comprei assim mesmo. Quando a máquina chegou fiz alguns testes e usei sem problemas, inclusive a rede sem fio, percebi que na bateria o sinal caia bastante de intensidade e as vezes caia até a conexão, na tomada isso não acontecia, deduzi que era alguma coisa de economia de energia, dito e feito, fui nas configurações de energia do Windows e mandei deixar a rede sem fio em energia máxima com uso na bateria, resolveu o problema. Mas como a máquina tem SSD não pensei 2x em formatar e jogar o sistema operacional nele. O procedimento é muito simples, na BIOS tem que desabilitar o security boot e "desmontar" o RAID feito do hd com o cartão SSD. Pode deixar em AHCI que tanto o W7 quanto o W8 (esse sem usar o serial original da máquina) instalam sem problemas. Instalei primeiro o W7 x64 Pro, mas como foi um saco achar um driver que funcionasse legal na Realtek 8192 (uma bosta completa, diga-se de passagem, e só tem uma antena, por isso os problemas de sinal baixo) acabei instalando o W8 mesmo, deixando o SO e os programas que mais uso no SSD e o resto no HD. Instalação tranquila e com sobra de 8gb livre no SSD, boot em 5 segundos. Mas a WiFi aquela bosta que todos já postaram aqui, funcionava bem por um tempo e do nada caia e reconectava. Como isso encheu o saco não pensei 2x e troquei a placa WiFi Realtek por uma Broadcom que tinha em casa (não lembro o modelo mas era de uma máquina Dell velha) que o W8 inclusive instalou sozinho e já conectou no meu roteador na hora. Problema resolvido. A original Realtek 8192 está jogada no fundo de uma gaveta e por lá deve ficar por muito tempo. Ao trocar a placa WiFi o sinal aumentou consideravelmente isso sem colocar a antena adicional (coisa de devo fazer em breve), as WiFi Reaktek sempre foram uma bosta, ainda mais essas com uma antena só. Como todos falaram o touch é bem impreciso, mas acostuma, se bem que na maioria do tempo uso mouse sem fio. O som é melhor do que o CCE que uso no trabalho, mas não chega perto de um HP ou Acer (o da minha mulher tem até subwoofer em baixo), mas comprei uma caixinha externa usb que dá para colocar na parte de cima da tela, o que não tira a mobilidade. A bateria dura coisa de 4 horas, 4 horas e 30 usando internet, a tela do meu é aquela brilhosa (e não fosca, como algumas pessoas falaram aqui), a memoria ram do meu é Adata assim como o SSD, hd Western Digital, Drive de DVD da Panasonic. A máquina tem componentes de qualidade, mas a CCE insiste em colocar coisas porcas como a Wifi e touch ruim para economizar. Lembrando que eles não desenvolvem a máquina, mas compram o projeto pronto e montam aqui na Brasil. Quem quiser comparar pode ver que as máquinas da Qbex são muito parecidas com o F7, que inclusive já saiu de linha, já que não se encontra mais para comprar. Indiquei para um conhecido o CCE T745 que tem o gabinete parecido com o F7, porem todo em plastico, e praticamente a mesma configuração, sendo que o T745 não tem o SSD e as USB são 2.0, a Wifi é Realtek, mas a 8188 que funciona bem, diferente do lixo da 8192. A placa mãe também é diferente, pois o chipset é o HM75 Express, o do F7 é o HM77 que tem o video um pouco mais rápido e as usb 3.0. A CCE deveria ter um pouco mais de cuidado com o pós-venda e suporte a seus clientes, assim conseguiria driblar esse rotulo de porcaria no mercado. Ainda tenho uma TV de 18,5 Lcd CCE e minha irmã tem uma de 32 Led na casa dela, ambas excelentes. Quem sabe a Lenovo agora dá um suporte melhor a CCE. Ainda recomendo a compra de equipamentos CCE, pois apesar dos problemas com suporte os equipamentos são de boa qualidade.

    Unknown disse...

    Olá Elbarto,
    Qual o modelo da placa wifi Broadcom que você usou? Qual o tamanho e a pinagem do soquete? Obrigado.

    Anônimo disse...

    Estou achando estranho a frequência de operação do meu processador em modo turbo: está batendo nos 2.8 GHz... sendo que o especificado pela CCE seria 2.4 GHz... qual é a frequência em modo turbo de vocês?

    Elbarto disse...

    Cara sei que é broadcom por que está no chip, mas ela detecta como Dell WiFi 1397. Ela é mini PCI express, a menor plaquina possível. Não deve ser muito nova pois detecta no Windows 7 e no W8 automaticamente. O tamanho dela é o mesmo da original (igual a desse link: http://www.wireless-driver.com/dell-wireless-wlan-1397-1510-half-minicard-windows-vista-drivers/), porem tem 2 antenas. Inclusive ontem troquei o SSD da minha máquina, coloquei um Samsung de 128GB, ficou excelente, de 7,2 de nota no W8 foi para 8,1. Boot em 3 segundos! Próximo passo é colocar 8gb DDR3 1600 MHZ.

    Unknown disse...

    elbarto, obrigado pela resposta. Te perguntei porque ainda não abri a máquina com medo de perder a garantia. Tenho uma placa wifi com a mesma pinagem desta que você colocou só que o dobro do comprimento. http://www.honeybee-online.com/usd/wifi-bluetooth-3g/toshiba-wireless-cards/k000040980-toshiba-g86c0001ua10-pa3489u-1mpc-intel-wm3945abg-wireless-card.html Será que tem espaço para colocar ela? Quanto à memória acho que só funfa com DDR3 1333 MHz.Também comprei uma da corsair 1333 MHz, mas ainda não coloquei.

    Unknown disse...

    Eai Galera, bom dia !
    Gostaria de saber se essa placa de rede serviria no ultrabook. Se servisse seria uma boa pois já tem bluetooth junto, seria como matar dois coelhos com uma cajadada só ! Abraço
    http://www.notepart.com.br/mini-pci-wireless--bluetooth-30-original-hp-cq43-rtl8188ce-pr-5615-218746.htm

    Elbarto disse...

    Hedley Oliveira , essa plaquinha que vc colocou no link não cabe na máquina, da uma olhada nesse video ( http://info.abril.com.br/tvinfo-novo/interno/testamos-ultrabook-x-aa74a7dfca3232562c6a736ada4ebf85.shtml ) que você vai ver que a plaquinha de wifi (no video aparece o logo da anatel) fica no canto superior esquerdo, e só tem espaço para uma plaquinha do mesmo tamanho, internamente a maquina é bem apertada não dá para ficar inventando muita moda não. Já quando a memória DDR3 a maquina aceita sim 1600 mhz, pois é o clock do processador que faz a vez. As memorias ddr3 1600mhz só funcionam com processadores core i5 e core i7. Essa plaquinha que o Jose nonato postou dá certo, só que a máquina só tem uma antena de fábrica, não sei se o alcance do bluetooth vai ser legal.

    Unknown disse...

    Olá Elbarto, muito obrigado por suas informações. Achei uma placa no ML que tem o wifi e bluetooth semelhante ao que o José Nonato pretende adquirir. Assim que chegar aqui tomo coragem, abro a máquina e posto o resultado. Abç

    Anônimo disse...

    gente b tarde to com um bendito ultra desse t745 cce e nao consigo da boot de geito nenhum algusn falam q desativando tal proteçao d eboot no setup onde fica isso se alguem poder dar um paso a passo de como formatar esse bixo vai ajudar a muitos aqui pois esse rwindows 8 q vem nele é uma porcaria abraçao,e parabens pelo site.

    Elbarto disse...

    Hedley Oliveira, pode abrir a máquina sem medo, é bem tranquilo não tem erro.

    Unknown disse...

    Olá a todos, Fiz as alterações e a máquina melhorou demais. Troquei a memória de 4 GB para 8 GB e índice de experiência do windows saltou de 5,9 para 7,4. Também troquei a placa wi-fi porcaria por uma igual a que o José Nonato postou (paguei apenas R$ 42,00 no mercado livre). Tinha guardado uma outra antena interna de um notebook que queimou e pus no conector de antena da placa que estava sobrando e melhorou muito a recepção do wifi, agora consigo conectar do meu quarto sem precisar de um repetidor wifi. De quebra ganhei um bluetooth na máquina, já testei em um mouse bluetooth aqui de casa e funciona normal (livrei uma porta USB do mouse). Obrigado ao Elbarto que incentivou a abertura do bichinho e a todos que contribuíram. PS: alguém sabe informar onde têm aquele adesivo LACRE que fica em cima do parafuso central? É que não quero perder a garantia.

    Anônimo disse...

    Hedley, boa noite!
    Você poderia por gentileza,informar a marca e modelo da placa de wifi e de memória, e, se possível informar o link de onde você comprou.
    A tecla de espaço da maquina de vocês também apresenta falhas na ponta?

    Desde já agradeço.
    José Henrique.

    Unknown disse...

    Olá José Henrique, o link da placa é este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502557183-wireless-wifi-n-bluetooth-30-pci-e-adaptador-_JM infelizmente vi que já esgotou. Na hora de instalar, o Win 8 reconheceu o bluetooth automaticamente, já o wifi baixei os drivers do site do fabricante (interessante que o driver correto do wifi é diferente do modelo que o Win 8 identifica). Quanto à tecla de espaço é um problema de série, só funciona o mais perto possível do centro da tecla. Hedley

    Unknown disse...

    Opa, já ia esquecendo o modelo da memória é este aqui http://www.corsair.com/en/corsair-mac-memory-8gb-ddr3-sodimm-memory-kit-cmsa8gx3m1a1333c9.html

    Elbarto disse...

    Beleza Hedley, agora ficou top hehehe. Eu pretendo trocar a memória em breve, vou colocar essa aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503802496-memoria-corsair-vengeance-8gb-ddr3-1600-mhz-1x8gb-sodimm-_JM

    Já que o i7 se aproveita das DDR3 1600Mhz. Preciso pagar o SSD de 128Gb primeiro hehehe. O negocio é sempre aprimorar.

    Francisco Souza disse...

    Boa noite Hedley Oliveira, tenho um ultrabook f7 cce e estou com um problema quase insolucionavél, pois já enviei a maquina para 3 técnico e nenhum resolveu me devolvendo a máquina no mesmo estado, trata-se do seguinte:
    Estava com a máquina funcionando perfeitamente com Windows 8, como não me adaptei fui instalar o Windows 7, para tanto entrei no setup da máquina e na orelha Boot, alterei a ordem deixando o disco ssd em 1 lugar o hdd 500gb em segundo o drive de dvd em terceito, teclei F10 para salva e reiniciar a máquina, bem dai criou-se o problema, pois o mesmo após reinicializado carrega as informações iniciais e vai pra tela de boot menu e dali não sai de jeito nenhum, e assim acontece sucessivamente toda vez que inicializo a máquina, os técnicos me disseram que acreditam que o problema seja na placa mãe, mas não garantem que trocando a mesma resolveria, gostaria da sua opinião e caso tenha de trocar a placa mãe, qual o modelo da mesma e onde posso comprar.
    Aguardo seu retorno e desde já agradeço seu precioso tempo e dedicação.
    Francisco Souza

    Anônimo disse...

    Galera,

    Ótimo ultrabook só tem aquele probleminha chato com o wireless.

    Para resolver comprei uma placa wireless no mercado livre após ler alguns comentários:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504268596-wireless-mini-pci-express-azure-wave-original-positivo-v-_JM

    Paguei 40 reais e agora está SHOW de bola, já testei varias vezes recomendo.

    Abraços.

    Unknown disse...

    Olá Francisco Souza, fica difícil tentar diagnosticar o problema de sua máquina sem estar com ela nas mãos, até porque vc disse que a enviou a três técnicos diferentes. Como já foi comentando anteriormente há uma proteção no boot que dificulta/impede carregar outro sistema operacional que não seja o original windows 8 (quando preciso dar um boot com o linux ubuntu instalado em um sd card preciso desligar a proteção, depois quando desligo o computador e vou dar o boot normal com o win 8 preciso habilitar a proteção, senão não carrega, vai entender essa loucura??). Por isso, sugiro voltar aos valores originais de boot e desligar a proteção para ver se vai dar certo. Caso isso não funcione e o computador estiver na garantia, manda de volta pelo CCE Resolve que eles instalam o Win 8. Boa Sorte!

    Elbarto disse...

    Francisco Souza, pelo que você falou parece que a proteção do boot do windows 8 está habilitado. Se você desabilitar o security boot, e "desmontar" o raid que vem configurado na BIOS (Tudo que tiver intel na bios desabilite) você vai conseguir livre acesso para fazer a instalação diretamente no SSD. Anote como está configurada sua bios e mande aqui para ver se posso ajudar. Não só o F7, mas todas as máquinas com Windows 8 são uma merda para instalar outros sistemas.

    Anônimo disse...

    Alguém pode me ajudar com a wireless?
    se possível me mande o procedimento por e-mail ipinozy@gmail.com desde já agradeço

    Anônimo disse...

    Duas dúvidas: um dos alto-falantes do meu CCE F7 está chiando... alguém sabe se há um modelo equivalente que sirva no F7?

    A outra dúvida é a frequência em modo turbo... aqui tá batendo em 2,76 GHz... tá certo isso???

    Marcelo

    Unknown disse...

    Tive problemas desde o começo.
    1º lento d+, depois travou e agora a entrada da fonte esta com folga (acho que veio assim e nem percebi).
    Me decepcionei um pouco com esse CCE , meu antigo not cce era bem melhor.
    Agora que esta do jeito que eu gosto tenho que mandar para a assistencia tecnica por causa da entrada da fonte.

    JºNªTªN CºLU$$! disse...

    Baixa e instala esse driver, funcionou perfeitamente no meu: http://www.4shared.com/rar/NPg-6Kly/drive_wireless_-_cce_f7.html

    Unknown disse...

    Atualizei o windows pro 8.1 quero saber se alguém tem o driver wireless
    dele

    Unknown disse...

    Como que formato? o meu é windown 8 32 bts, quero por o 64 bts, mas eu ponho o CD e ele nao da o BOOT, já mudei IDE para AHCI e nada

    Unknown disse...

    Prezado José Nonato, se quiser aceitar um conselho, troque a placa wi-fi por uma outra na faixa de R$ 25,00 no mercado livre, jogue esta porcaria que veio no F7 e seja feliz.

    Unknown disse...

    Bom dia , estou com dificuldades na instalação do win8, alguem sabe como configurar a bios, usar o intel smart response, gostaria de instalar o win 8 no HDD e o SSD utilizar como cache, como veio de fabrica..

    Anônimo disse...

    Mandrak,

    na bios vc vai ter que deixar em raid, e instalar o windowns no HD de 500, depois so vc instalar o ISRT que vai funcionar.

    Lucas disse...

    meu f7 atualizou para o wind 8.1, dai o wireless como sempre deu problema, qual driver devo usar para ele funcionar no wind 8.1?

    Jefferson Maia disse...

    Olá, a todos. Alterei alguma coisa no Gerenciamento de Disco do Win8 de modo que, sempre que inicio o computador, aparece a mensagem "Parece que o seu sistema não possui o Intel Rapid Start Technology ativado". Já tentei seguir o procedimento de reinstalação do sistema do manual, mas quando escolho a opção de reinstalar em TODOS OS DISCOS, aparece uma mensagem alertando sobre ter havido um problema durante o procedimento. Segui a opção de reinstalar o sistema apenas no disco onde está instalado o Windows, mas não resolve o problema. Alguém sabe algo a respeito?

    Unknown disse...

    Agradecendo ao Emilio pelo driver e tutorial que ele postou. Após inúmeras tentativas em todos os sites possíveis, o dele funcionou.
    Só tive que fazer algumas alterações na hora da instalação.

    Ao tentar executar o EAP da pasta do patch de correção ele pediu para eu baixar um netframework mais antigo que eu tenho. eu já tinha o net framework 3.5 e ele pediu para baixar o 2.0

    Podem baixar sem problemas, feito isso ele vai executar e INSTALAR o paatch de correção mas mesmo assim não funciona.

    Após esse passo reinicie NOVAMENTE e em seguida execute po patch de correção denovo. AI SIM ele vai reparar, e depois reinicie mais uma vez e fim, a WIFI VOLTOU A FUNCIONAR DEPOIS DE MESES!


    MUITO OBRIGADO EMÍLIO.
    E ABRAÇO A TODOS E BOM FIM DE ANO!

    Unknown disse...

    Hey Hedley Oliveira, beleza?
    Cara, comprei uma placa wifi igual a sua, mas não estou achando o driver correto para funcionar o wifi e bt. Poderia me passar, por favor? Obrigado!

    Unknown disse...

    Jefferson,

    Me desculpe pela demora na resposta, mas como o tópico anda meio parado só vi hoje. segue o link:

    http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=48&PFid=48&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true#RTL8188CE

    Não esqueça que os drivers corretos são para o RTL8188CE, apesar do windows reconhecer outro hardware.

    Abraço,

    teste disse...

    Valeu Emilio, no meu funcionou, muito obrigado mesmo, há tempos que procurava, ja tava até conformado em usar o adaptador USB.

    Unknown disse...

    Olá Hedley Oliveira, td bem por estes lados...

    Li a respeito do upgrade que fez em sua maquina e gostaria de fazer algo parecido com a minha. Porém eu não consegui encontrar o seu modelo de wlan, a RTL8188CEB8 somente encontrei a RTL8188CE será que esta wlan funciona bem?? e outra coisa será que ganharei também o bluetooth??

    Obrigado, pelos posts foram de muita ajuda!!!

    Unknown disse...

    Olá, Jefferson Parreira dos Santos... td bem por ai...

    Onde foi que vc conseguiu comprar a sua placa wifi??? Estou pensando em fazer um upgrade na minha maquina, como Hedley fez... mas não consigo encontrar esta placa.

    Obrigado pela ajuda!

    Unknown disse...

    Olá Paulo hgm,

    Tem essa placa aqui igual a que eu comprei com o mesmo vendedor. Está até mais barato
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533968998-wireless-wifi-n-bluetooth-pci-e-adaptador-_JM

    Ah! E já vem com bluetooth.
    Boa sorte.

    Anônimo disse...

    E aí pessoal!

    A BATERIA DO MEU F7 ENTROU EM CURTO.
    ALGUÉM SABE ONDE POSSO COMPRAR OUTRA?

    GABRIEL FARIAS

    Unknown disse...

    Olá Hedley, obrigado pela dica.

    Porém acabei por colocar uma AzureWave AW-NB041H, e tbem funcionou. Outra coisa ela tbem já vem com bluetooth.

    Valeu!!

    Anônimo disse...

    posso abrir esse notebook sem ocorrer algum problema? só para limpar o cooler.

    Anônimo disse...

    posso tirar a memoria de 4gb e colocar uma de 8gb?? desmontar sem ocorrer algum erro?

    Anônimo disse...

    Pode sim, ainda mais se estiver fora da garantia. Eu comprei essa aqui para a minha máquina:

    http://www.dx.com/pt/p/transcend-8gb-jetram-ddr3-1600-notebook-jm1600ksh-8g-852306287#.U00wevldWuk

    Unknown disse...

    Boa noite. Atualizei meu Ultra para 8.1 e o wifi sumiu. Já tentei restaurar, formatei para win 8 novamente e agora formatei para win 7 e ainda não retornou o wifi, o que houve ? O que faço para voltar ?

    Insano do quarto 12 disse...

    Coloquei o Ubuntu Gnome 14.04 (que usa o gnome shell ao invés do unity). Roda que é uma maravilha. Só queria poder usar o multitouch. Alguém sabe como?

    ! disse...

    por acaso vocês sabem onde compro um teclado pra ele? tive problemas e não consegui um novo nem com as autorizadas e nem com a própria CCE!

    Sergio disse...

    Eu ainda uso o F7. Gosto muito dele. Desde que o comprei, apaguei o windows e desmanchei o raid. Hoje está com o Yosemite, precisei colocar um dongle bluetooth/wifi, troquei para 8gb de ram, todo o resto funciona bem. Conectei os discos com Fusion, está rapidissimo, como se fosse só ssd. Dificilmente vejo razao para troca-lo. Queria saber de alguem que o tenha aberto e documentado com imagens por dentro. Ja pensei em colocar um hd e um ssd maiores.

    Anônimo disse...

    Boa tarde! Vi um vídeo no YouTube,Mostrando que o cabo do wi-fi estava desconectado,acha que pode ter sido esquecido de colocar na linha de montagem.
    Eu comprei um essa semana quando chegar se estiver com mal funcionamento vou abrir.

    VneX SecIT disse...

    Eu estou com um baita problema, li todas as postagens mas não tem jeito. Estou tentando colocar um SSD no lugar do HD sem sucesso. tentei com 2 ssd's diferentes. Um de 120gb da kingston e outro de 240. E a bios não reconhece.
    Coloquei uma Caddy no lugar do dvd e reconheceu os 2 SSD's. Muito estranho acho que a bios reconhece SSD de até 64gb devido a Raid com Msata

    Unknown disse...

    Boa tarde John,estou com uma tremenda dor de cabeça, formatei o meu ultrabook cce e não sei como ativar o ssd com veio de fabrica, alguém poderia me ajudar, fico muito agradecido.

    Kesso disse...

    Não estou conseguindo instalar um SSD Crucial 2.5´ 240GB SATA III 6Gb/s... será que atualizando a BIOS resolveria... alguém já conseguiu instalar outra SSD?

    VneX SecIT disse...

    Kesso, se vc ler um pouco acima, ira ver que eu tbm tive esse problema e ainda tenho, nao funciona HD SSD no slot do HD original. Testei com inumeros SSD's e não funciona, porem eu testei com SSd acima de 120 gb, provavelmente a Bios nao reconhece naquele SLOT discos acima de 64gb. Uma atualização de bios resolveria. Porem nao arrisco-me fiz em um cce 746 PE+ e me arrependi, perdi a placa mão (CCE sendo CCE). Então se um dia minha placa pifar eu compro outra e testo essa possibilidade caso contrario, bem vindo ao nosso mundo.

    OBS: SSD M2 funciona perfeitamente, troque para um de maior volume e seja feliz.

    Drivers - Compumundo disse...

    Na minha experiencia é maravilhosa a velocidade. Se utilizo sem os descalço ela da choque. Depois de muitos anos deu problema inicialmente troquei a placa wireless por dar instabilidade, depois o leitor e tive que tirar. O HDD e tive que tirar, deixaram de funcionaar a entrada de rede e de HDMI que por sorte não uso. O teclado nas letras "asdfjklç e Enter" que as vezes funciona e outras não. Tenho um disco ssd de 256Gb que não reconhece a BIOS, agora comprei outro HDDD sata mas não estou conseguindo fazer botear no pendrive porque aa BIOS parece bloqueada...não aparecem opções de boot (mesmo desabilitando o secure boot e não aparece a opção legacy no menu principal). Espero que alguem poste um firmware ou os arquivos da BIOS (em forma gratuita porque em mercadolivre vendem)

    Mrbk30 disse...

    Very Informative blog thank you for sharing. Keep sharing.

    Best software training institute in Chennai. Make your career development the best by learning software courses.

    rpa training in chennai
    uipath training in chennai
    php training in chennai