sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

    Dados - Parte 2 - Uma porção de números

    Muito bem, o fim de semana chega e é bom estar em casa novamente. A única coisa que não me agrada nisso, é o fato de a internet lá no PC onde eu trabalho ser 10 vezes mais rápida do que a que eu estou utilizando neste momento. O mesmo ocorre com o PC: 4 vezes mais memória que o meu, o dobro de processamento e três vezes mais memória física. ¬¬

    Mas não estou aqui pra dizer que tenho raiva do meu computador. Afinal, sem ele eu não poderia estar escrevendo este post. Chega de enrolação! Vamos falar de mais dados...

    Eu não tinha noção da quantidade de pessoas que entravam diariamente em meu Blog. Sempre quis saber isso. Em agosto do ano passado, descobri o Google Analytics. Isso sim é uma boa ferramenta pra se monitorar um blog. Eis os dados que obtive, no primeiro dia de uso:

    -5 pessoas visitaram o meu Blog;
    -10 páginas foram visualizadas;
    -Então: média de 2 páginas por visita;
    -Tempo médio das visitas: 4 minutos.

    "Muito bom...", eu pensei, "Pelo menos alguém entra nessa porcaria." Pude ver também, que a página principal foi visualizada 6 vezes e que apenas dois posts tiveram 1 visualização, cada um. (Espero não estar embolando demais as informações...). Dois meses depois, eu levei um susto: no dia 12 de outubro, meu Blog teve 28 visitas! Isso graças aos detonados e dicas de jogos que eu postei...

    A maioria das pessoas que entram aqui, acham o Blog sem querer, por causa desses detonados, dicas, e dos posts sobre games. Eis a taxa de visitas mensais que eu tive a partir do momento em que pude monitorar meu Blog:

    -Setembro: 243 visitas
    -Outubro: 581 visitas
    -Novembro: 494 visitas
    -Dezembro:480 visitas
    -Janeiro: 849 visitas

    Repare que as coisas que se encaixam com os dados do post anterior: em novembro, os acessos diminuíram, depois que eu troquei de endereço e arrumei uma complicação danada no Blogger. Até hoje o Blogger diz que eu tenho dois Blogs: o "Blog do John" (que é o atual) e o "Sasuke Uchiha Blog" (que eu deletei há muito tempo). Nem me importo mais com essa bicheira (desde que isso não me cause problemas futuros...). Continuando: lembram que eu disse que em janeiro desse ano, disponibilizei informações pessoais? Então. Tive mais acessos a partir daí. A cada dia que passa, o número de visualizações do meu perfil aumenta. \o/ O de seguidores também, embora ainda sejam muito poucos, ao meu gosto...

    Isso foi quanto às visitas. Agora segue os pageviews (número de exibições de páginas) do meu Blog, nesses mesmos meses:

    -Setembro: 321 pageviews
    -Outubro: 725 pageviews
    -Novembro: 655 pageviews
    -Dezembro: 587 pageviews
    -Janeiro: 1.019 pageviews

    Isso é bom: o número de páginas exibidas em janeiro, quase dobrou em relação ao mês anterior, da mesma forma que as visitas. (Yeah! Meu Blog está crescendo!...). Fevereiro ainda não acabou, então ainda não tenho dados exatos desse mês. Por isso não o estou incluindo neste post.

    A única coisa que me preocupa de verdade, é o tempo que as pessoas passam no Blog. A média do mês de janeiro foi de dois minutos e meio por visita. Ou seja: as pessoas entram no Blog sem querer, procurando algum detonado ou dica de um jogo, depois dão "Ctrl+C" na página e "Ctrl+V" no bloco de notas,  fecham o navegador e nunca mais entram no Blog do John! ¬¬ ... São poucos os que entram realmente com a intenção de fuçar e ler alguma coisa.

    Ah sim, pra encerrar, ainda faltam os números totais! São esses (de 20/08/09 até hoje):

    -Número total de visitas: 3.426
    -Número total de exibições de páginas: 4.546
    -Média de exibição de páginas por visita: 1,33
    -Tempo médio das pessoas no Blog: 1 minuto e 19 segundos

    E é isso. Parabéns, se você conseguiu chegar até aqui sem bocejar! (ou dormir...). Ah, acha que acabou? Está enganado! Hehehe. Falta a Parte 3... Nela vou falar sobre os números desse mês (fevereiro) e sobre os incríveis recordes alcançados pelo meu Blog (ainda não registrados no Guinness Book).

    Até a próxima! (É... acho que sempre vai haver um próxima vez, no fim das contas.)

    1 Comentários:

    Unknown disse...

    Rá! Legal!
    No meu blog eu tenho um gadget que conta quantas visitas eu tenho. Não sei se é igual o Analytics, mas o gadget tá lá faz uns sete ou oito meses e só tenho 1500 e poucas visitas. xD
    Ou seja, meu blog é uma bosta. xD